Conecte-se conosco

Economia

Caixa prepara linhas de crédito especiais para caminhoneiros

Objetivo da medida aprovada pelo governo federal é baratear o acesso ao crédito para profissionais dessa área.

Publicado

em

MEI Caminhoneiro

Caminhoneiros de todo o país receberam uma boa notícia na última terça-feira, 18, quando a Caixa Econômica Federal anunciou que vai lançar linhas de crédito com condições especiais esse público. O lançamento integra uma série de ações aprovadas pelo governo federal para reduzir os riscos de paralização da categoria.

As linhas serão voltadas para crédito pessoal e renegociação de dívidas, passando a incluir antecipação de recebíveis mais adiante. Com isso, a expectativa é tornar a operação mais barata, tendo em vista que os caminhoneiros precisam antecipar os ganhos com o frete fora do sistema financeiro nacional e com taxas muito elevadas, o que compromete bastante sua renda.

Condições

Até o fim de junho a Caixa pretende lançar a linha Giro CAIXA Fácil Caminhoneiro, com contratação direto pelo aplicativo Caixa Tem. O crédito pessoal terá condições especiais, como taxa de juros de 3,01% a 3,70% ao mês, carência de até 60 dias e prazo de até 60 meses para pagar.

O caminhoneiro que tiver um imóvel poderá oferece-lo como garantia em financiamentos com taxa de juros de 0,60% a 1,10% ao mês e 180 meses para pagar. Além de tudo isso, quem quiser renegociar suas dívidas comerciais pagará o valor com desconto de até 90%, taxa de juros a partir de 1,14% e prazo de até 96 meses.

O pacote de medidas também prevê a disponibilização do Documento Eletrônico de Transportes (DT-e) para profissionais autônomos, permitindo que a carta de frete seja reconhecida oficialmente como um recebível e possa ser usada como garantia na obtenção de crédito. Todas essas medidas não demandam espaço fiscal no Orçamento, o que se encaixa nos planos do governo.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS