Economia
Mercado de aço vem se ajustando com retomada da demanda e estocagem, diz XP
Segmento siderúrgico
A XP Investimentos analisou o segmento de siderurgia e elencou que o mercado de aço vem se ajustando com retomada da demanda e estocagem.
“De acordo com dados publicados pelo Instituto Aço Brasil (IABr) referentes a abril de 2021, a produção mensal de aço bruto foi de 3,1 milhões de toneladas, a maior desde outubro de 2018”, informou.
E acrescentou que no acumulado de janeiro a abril de 2021, a produção atingiu a 11,8 milhões de toneladas, alta de 15,9% frente ao mesmo período do ano anterior.
“Destacamos também a retomada das vendas internas e do consumo nacional de produtos siderúrgicos, que avançaram 96,1% e 95,7%, respectivamente, na comparação anual, ainda que a base de comparação seja baixa”, disse.
XP
A gestora destacou ainda que em relação aos aços planos, utilizados principalmente na indústria automotiva, a produção avançou 61%, comparada ao mesmo mês de 2020, enquanto as vendas no mercado interno cresceram 118%. Por outro lado, os aços longos, matéria-prima importante na construção civil, tiveram alta produção de 107%, além de um aumento 72% nas vendas ao mercado doméstico.
Citando a IABr, frisou que os números positivos de abril são resultantes da retomada da indústria de aço no Brasil e pela maior demanda dos setores consumidores, aliado à formação de estoques defensivos. Além disso, o IABr também divulgou o Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) referente ao mês de maio. Olhando para frente, os CEOs das principais siderúrgicas mantém perspectivas positivas para o mercado nos próximos seis meses, segundo o indicador.
O relatório é assinado pelos analistas Yuri Pereira e Thales Carmo.

-
Mundo24 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Tecnologia8 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Agronegócio4 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?