Investimentos
Imóvel: Taxa de juros do financiamento ainda é considerada favorável
Pra sair do aluguel
O sonho da casa própria ainda é uma alternativa possível. Isso porque a Selic aumentou, mas as taxas que envolvem o financiamento ainda são consideradas favoráveis.
O ano até começou com a taxa básica de juros, a Selic, em sua mínima história de 2%, o que tornava mais fácil a tomada de crédito. Porém, já aconteceram dois reajustes, sendo o último neste mês de maio, atingindo o patamar de 3,5%.
Novas elevações devem ocorrer até o fim do ano, e este cenário coloca em dúvida aqueles que pretendem dar um passo rumo a aquisição de uma residência ou apartamento.
Presidente da CrediHome, Bruno Gama disse que com juros menores, imóvel financiado hoje tem quase metade do custo de um financiado há cinco anos. E, como as parcelas caíram, pessoas com rendas menores têm a possibilidade de financiar apartamentos mais caros.
Ele explicou que para financiar R$ 200 mil, o interessado tinha que ter renda familiar na faixa de R$ 8 mil ou mais. “Na prática, temos agora uma inserção de milhares de famílias que não tinham acesso a esse crédito — exemplifica Gama: — Além disso, ainda não percebemos aumento relevante no preço dos imóveis. Pode ser que, em 2022, com o reaquecimento da economia, aconteça uma valorização.
Imóvel
Ainda de acordo com o especialista, entre as linhas de crédito oferecidas pelos bancos, há as pós-fixadas, atreladas a taxas variáveis, como remuneração da poupança ou inflação, e as prefixadas, com taxas iguais do início ao fim do contrato.
Como a Taxa Referencial (TR) está zerada desde 2017, algumas instituições consideram os financiamentos regulados por ela como linhas prefixadas. No entanto, isso não garante que a taxa cobrada será a mesma pelos próximos 30 anos.
Na hora de escolher o tipo de financiamento, é preciso considerar as variáveis.

-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quer morar nos EUA? Estas 6 profissões facilitam seu acesso ao Green Card
-
Investimentos2 dias atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças22 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia2 dias atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Economia2 dias atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Finanças12 horas atrás
5 estratégias financeiras silenciosas que estão levando a classe média à riqueza
-
Agronegócio2 dias atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas
-
Investimentos13 horas atrás
Qual corretora é a melhor: XP Investimentos ou BTG Pactual?