Empresas
Cinco dicas para se destacar no mercado de trabalho
Pra subir um degrau
Com a pandemia, o setor de educação vem acelerando diversas transformações. Uma delas é a mudança no modelo educacional. Muitas instituições de ensino têm colocado a aprendizagem no centro da estratégia, investindo em um modelo com mais tecnologia.
Outra iniciativa é a criação de cursos mais curtos, com duração de 18 até 24 meses, focados nas necessidades dos alunos. Para se destacar no mercado de trabalho, o CEO do Grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz, elenca cinco dicas:
1. Crie objetivos
Em primeiro lugar, é preciso entender com qual curso você mais se identifica e que caminho você gostaria de seguir. “Após isso, estude e se aprofunde para se especializar naquilo que gosta. Ao longo dessa jornada, estabeleça metas, de modo que você não se perca no meio do caminho e cumpra com assertividade o que deseja, como abrir uma empresa de marketing digital ou entrar na tão sonhada firma de negócios, por exemplo”, comenta Jânyo.
2. Desenvolva habilidades
É preciso estar disposto a aprender coisas novas. “Hoje, já é possível ensinar de forma contínua, colaborativa e onipresente, facilitando o acesso dos alunos e promovendo a eles o desenvolvimento de habilidades como liderança, trabalho em equipe, pensamento crítico e gestão de projetos”, afirma o CEO. “Nesse momento, vale também destacar a importância de aprimorar competências de desenvolvimento pessoal, como empatia, facilidade de se relacionar, inteligência emocional e aceitação de feedbacks”, recomenda.
3. Aceite as mudanças
Resiliência e capacidade de adaptação são capacidades admiradas no mercado. “Cada vez mais será de extrema importância saber inovar, com agilidade, e procurar novas formas de atuar, aceitar novas ideais e utilizar mais ferramentas ao seu favor”, pontua Jânyo.
4. Faça networking
Relacionamento é tudo. “Sempre busque estreitar relações com colegas, superiores e professores de instituições de ensino. Não deixe de participar de workshops, masterclasses e eventos corporativos”, sugere o CEO. “Tudo isso pode e deve agregar, além de conhecimento, oportunidades futuras e a criação de potenciais parceiros que você poderá contar sempre que precisar. E isso vai além de seu ramo de atuação. Quanto mais gente você conhecer e criar laços, mais assuntos e oportunidades diferentes poderão aparecer”, diz ele.
5. Nunca pare de estudar
Manter-se atualizado é prioridade. “Busque adquirir novos conhecimentos, mantenha-se motivado para estudar e esteja sempre atento às tendências de mercado, que, com certeza, você continuará atualizado e com competências bastante atrativas. Além disso, quem é que não quer ver seus objetivos sendo cumpridos, não é mesmo? A sensação de que você está no caminho certo, se desenvolvendo e superando os próprios limites é a melhor recompensa para uma vida repleta de estudos”, finaliza Jânyo.
Atualmente, o Grupo Ser Educacional conta com mais de 62 instituições ao longo de todo o Brasil, inclusive no Distrito Federal (UNINASSAU, UNAMA, UNG, UNIVERISTAS, UNINORTE, UNINABUCO DIGITAL, UNIJUAZEIRO, UNIFACIMED, UNESC E UNIFASB). Essas instituições ofertam cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado nas modalidades digital, on-line e presencial, e têm aumentado seus investimentos em conteúdos pela internet.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp