Economia
Imposto de Renda 2021: Contribuinte já pode saber se caiu na malha fina
Pra ficar bem com o Leão
O imposto de renda 2021 encerrou o prazo para declarações dia 31 de maio. Porém, contribuintes que quiserem saber se estão na malha fina devem recorrer à Receita Federal.
De acordo com a instituição, quem cometeu algum erro ao informar os dados à Receita consegue fazer a consulta no Portal e-CAC, que é o centro de atendimento virtual do órgão.
Também disse que será necessário criar uma senha de acesso. O trabalhador que ainda não tem a senha e o código consegue criá-los ao informar os recibos do IR de 2020 e 2021. Se estiver declarando pela primeira vez, basta informar somente o recibo deste ano. Outra opção é usar a senha do gov.br.
Imposto de Renda: passo a passo
Ao entrar no e-CAC, no site da Receita, acesse “Meu Imposto de Renda”, do lado esquerdo da tela. Na página seguinte, aparecerá a linha do tempo das declarações entregues. Na de 2021, o contribuinte terá a a informação para saber se o documento enviado caiu na malha fina.
Quem estive com tudo em dia verá a mensagem “Em fila de restituição”, o que significa que o IR 2021 está correto. Quando o dinheiro for pago, aparecerá que a declaração foi “Processada”.
Receita recebeu 34,1 milhões de declarações do IR 2021
Segundo a Receita, foram recebidas 34,1 milhões de declarações do IR 2021, ano-base 2020. Quem não o declarou pode enviar o documento, mas há multa mínima de R$ 165,74. Já quem cometeu algum erro pode enviar uma declaração retificadora.
Na última segunda-feira, 31, o órgão começou a pagar o primeiro lote de restituição. Nesse momento, a prioridade são os idosos acima de 60 anos e pessoas com alguma deficiência física ou mental, além de pessoas com doenças graves e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Calendário das restituições
1º lote: 31 de maio;
2º lote: 30 de junho;
3º lote: 30 de julho;
4º lote: 31 de agosto;
5º lote: 30 de setembro.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Finanças14 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Mundo2 dias atrás
Trump eleva pressão sobre a China e abala mercados globais