Economia
Bolsonaro autoriza Lei que prorroga reembolso de passagem
Cenário de Pandemia
O presidente Jair Bolsonaro sancionou dia 17 a lei que prorroga as medidas emergenciais adotadas pelo governo para o setor de aviação civil em razão da pandemia da covid-19.
Trata-se da Medida Provisória 1024/2020 que, dentre outros fatores, estende as regras de reembolso e remarcação de passagens aéreas para voos cancelados durante a pandemia.
De acordo com o Executivo, o texto original, editado pelo governo no final de 2020, prorrogava as medidas até 31 de outubro.
Porém, em face do cenário de pandemia que ainda se vê, os parlamentares aumentaram o prazo até 31 de dezembro deste ano.
Assim, o reembolso poderá ser feito em 12 meses a contar da data do voo cancelado, sem multa.
.
Bolsonaro
Ainda de acordo com o Executivo, a medida deu maior flexibilidade aos usuários de transporte aéreo para desistência de voo, em face das incertezas provenientes da evolução da pandemia, bem como prorroga as medidas de alívio ao fluxo de caixa das empresas aéreas que ainda estão em cenário de incerteza.
Isso porque, diante desse cenário, entendeu-se que a prorrogação da autorização aos operadores aéreos para o reembolso em doze meses nos casos de cancelamento de voos, seria uma medida relevante para a redução do impacto imediato no caixa das empresas e, assim, reduzir o risco de insolvências que poderiam ocasionar efeitos disruptivos na oferta de transporte aéreo no país.
Veto
O governo destacou, porém, que a lei foi sancionada com um veto ao artigo que permitia às concessionárias anteciparem o pagamento das contribuições fixas vincendas e que, para o cálculo, deveria ser usada a taxa vigente do fluxo de caixa marginal adotada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para processos de revisão extraordinária, acrescida de 5 pontos porcentuais para a concessionária que optasse por antecipar, no mínimo, 50% do valor total remanescente das contribuições fixas. Esse item foi incluído no texto na tramitação da matéria no Congresso.

-
Tecnologia23 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Mundo2 dias atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio20 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor
-
Tecnologia2 dias atrás
Quer saber se alguém acessou seu Facebook? Saiba o que fazer