Empresas
BC e cooperativa colocam no ar plataforma com cursos sobre finanças pessoais
Pra aprender e crescer
O Banco Central (BC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro está lançando cursos on-line e gratuitos sobre finanças.
Conforme as instituições, o objetivo é ajudar os participantes a administrarem melhor o próprio dinheiro. Para participar, é preciso fazer um cadastro no site www.capacita.coop.br/sescoop/courses.
Dentro da plataforma, o interessado deve clicar em “Eu e meu dinheiro” para refletir sobre o uso do crédito, organização do orçamento familiar e importância de poupar recursos.
Se clicar em “Gestão de finanças pessoais” receberá noções de poupança e investimento, consumo planejado e consciente e endividamento.
Finanças Pessoais
A plataforma oferece, ainda, cursos na área de inovação, com aulas sobre “Métodos ágeis”, “Design thinking”, “Neurociência do consumo” e “Transformação digital”, entre outros.
De acordo com as instituições parceiras, as programações visam transmitir conteúdos práticos, concisos, porém muito relevantes, que podem ser aplicados de forma imediata pelo participante, melhorando seu desempenho nos campos pessoal e profissional.
Escala de conhecimento
- Eu e meu dinheiro (carga horária de 10 horas)
Traz discussões, por meio de histórias ficcionais em vídeos, de temas como orçamento familiar, uso de crédito, a importância de poupar e consumo consciente. Capacita ainda para o compartilhamento das informações em grupos de discussão, permitindo a multiplicação dos conhecimentos obtidos.
- Gestão de finanças pessoais (20 horas)
Traz informações e ferramentas para gerir as finanças pessoais. Por meio de vídeos de animação que retratam situações cotidianas de uma família, ensina a relação com o dinheiro, o orçamento pessoal ou familiar, o consumo de serviços financeiros e, ainda, noções de poupança e investimento; crédito e endividamento; prevenção e proteção; e consumo planejado e consciente.
- Gestão do tempo (4 horas)
Aborda temas como boas práticas em reuniões, delegação e proatividade, autonomia, autogestão e produtividade, entre outros.
- Liderança cooperativista (5 horas)
Ensina como vincular os comportamentos da sua liderança aos princípios cooperativistas. Entre os temas que serão abordados estão engajamento da equipe; liderança educadora; diversidade e inclusão; feedback e comunicação não-violenta, entre outros.
- Vendas consultivas (5 horas)
Trata de assuntos como o papel do vendedor e a transformação a consultor de vendas; ferramentas e métodos para a melhoria da performance em vendas; e a conexão do cooperativismo no fomento a negócios sustentáveis.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Política9 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas