Conecte-se conosco

Bancos

Caixa determina que cliente recorra à agência física para fechar conta digital

Conta Poupança Digital

Publicado

em

A Caixa Econômica tem determinado que clientes recorram à agência física para fechar a conta digital. A medida, impopular, está causando transtorno e gerando reclamações.

Na prática, os beneficiários de programas sociais do governo federal, como o auxílio emergencial, bem como o saque emergencial do FGTS, tiveram contas poupanças sociais digitais abertas automaticamente pelo banco.

Porém, com o fim dos programas, estes beneficiários estão sendo obrigados a buscar a agência física para encerrar as contas digitais.

A própria Caixa afirmou que “o cliente da conta poupança social digital que não quiser continuar com a conta pode solicitar o encerramento em uma agência do banco”.

O banco, no entanto, não informou por que a mesma praticidade ao abrir a conta digital não foi aplicada no seu encerramento.

Entretanto, como justificativa elencou que a manutenção da conta é gratuita e que mais serviços serão oferecidos pelo aplicativo, como o recebimento do seguro DPVAT e outros.

Caixa

O banco público acrescentou, também, que foram abertas mais de 107 milhões de poupanças sociais digitais para pagar os benefícios emergenciais à população mais vulnerável. Em 2020, foram creditados R$ 292,9 bilhões para 67,9 milhões de pessoas no Brasil.

Cabe ressaltar, porém, que a Resolução 2.747/2000 do Banco Central prevê que a instituição financeira deve encerrar a conta em até 30 dias. A solicitação de encerramento pode ser feita em qualquer agência do banco do qual o consumidor é cliente, não necessariamente naquela em que a conta foi aberta.

Entretanto, a conta, assim como a poupança social digital, não pode ser encerrada enquanto existir saldo devedor ou débitos de obrigações contratuais que o correntista mantenha com o banco, cujos pagamentos estejam vinculados à conta que se pretende encerrar.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS