Conecte-se conosco

Economia

Trabalhadores podem receber PIS/Pasep dobrado em 2022; Veja como

Benefício busca auxiliar financeiramente trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos.

Publicado

em

PIS/Pasep

O governo federal encerrou no dia 30 de junho deste ano o pagamento do abono salarial PIS/Pasep calendário 2020-2021. Os trabalhadores puderam resgatar quantias de até R$ 1.100.

Com o fim do cronograma, muitos brasileiros que atuaram com carteira assinada no ano passado aguardam a liberação de novos saques do programa. Neste caso, recebe quem trabalhou por pelo menos 30 dias em 2020.

Contudo, após uma mudança nas datas de pagamento, foi anunciado que os beneficiários do próximo calendário do PIS/Pasep terão de esperar pelo menos alguns meses até a liberação de um novo saque.

Leia mais: FGTS: Saiba quando é possível sacar 80% do saldo acumulado

O abono salarial, que deveria começar a partir de julho de 2021 e terminar em junho de 2022, foi adiado. A decisão partiu da Controladoria Geral da União e do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador. A previsão é de que um novo calendário seja divulgado a partir de fevereiro.

Ainda não foram anunciados mais detalhes sobre como serão feitos os pagamentos. Porém, acredita-se que o governo pague dois benefícios de uma só vez. Ou seja, os trabalhadores com direito aos recursos poderão receber o PIS/Pasep em dobro, com referência aos anos-base 2020 e 2021.

Enquanto o PIS é destinado aos trabalhadores de empresas privadas, o Pasep é voltado aos servidores públicos. Para receber, basta ter trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias do ano base ao do calendário e ter recebido, em média, a máxima de até dois salários mínimos.

O trabalhador deve ainda ter inscrição no abono salarial há pelo menos cinco anos e estar com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de responsabilidade do empregador.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS