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Crédito consignado se torna empecilho devido má prática de bancos

Dor de cabeça constante

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O crédito consignado tem se tornado um empecilho devido à má prática de bancos. Isso porque as instituições financeiras se utilizam de recursos invasivos para chamar a atenção.

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Ligações inconvenientes, e-mails não solicitados, mensagens der torpedo e até fraudes fazem o sangue do brasileiro ferver.

O problema é tão grave que em 2020 as ocorrências envolvendo crédito consignado ficaram em primeiro lugar entre as reclamações sobre serviços financeiros, com um aumento de 683% nos registros em relação a 2019. E, analisando somente a categoria “cobrança por serviço/produto não contratado/não reconhecido/não solicitado”, o salto é de 441%.

Levantamento do Reclame Aqui, com dados deste ano, mostra que entre maio do ano passado e o mesmo mês deste ano as queixas sobre crédito consignado no site subiram 274% e as reclamações sobre produtos não contratados/solicitados/autorizados saltaram 1.041% no período.

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Crédito Consignado

De acordo com os órgãos de reclamação e proteção, dentre as más práticas identificadas estão renegociação de contratos a valor presente, aumentando endividamento no tempo e no valor; consumidores que receberam dinheiro que não solicitaram; processo de portabilidade fraudulento; bloqueio de margens; e ligações sistemáticas por parte das instituições.

Outro fator complicador diz respeito à figura do correspondente bancário. Trata-se de um representante legal autorizado pela instituição bancária a oferecer produtos em seu nome. O que na teoria deveria servir ampliar a capilaridade e o alcance das marcas, na prática pode estar causando uma queda na qualidade do serviço oferecido.

Tanto é assim que o Sistema de Autorregulação do Crédito Consignado, desenvolvido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e pela ABBC (Associação Brasileira de Bancos), já aplicou pelo menos 436 punições a correspondentes bancários desde que foi criado em 2020.

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