Conecte-se conosco

Empresas

Vale reporta crescimento de 12% na produção de minério de ferro no trimestre

Capacidade passou a 330 Mtpa

Publicado

em

Vale é a empresa de capital aberto que mais paga dividendos no país

A Vale reportou crescimento de 12% na produção de minério de ferro no trimestre, conforme relatório encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, atingiu a capacidade atual de 330 Mtpa que, se sustentada, poderá permitir uma produção média de 1 Mt por dia no 2S21, devido à sazonalidade favorável das condições climáticas do período.

Também disse que a operação do trem não tripulado em Timbopeba está funcionando bem e a manutenção do carregador de navios 6 (CN6) no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira foi concluída conforme programada, sem nenhum impacto nos embarques previstos para este ano.

Já em Metais Básicos, a primeira produção de minério do depósito de Reid Brook no Projeto de Expansão da Mina Voisey’s Bay foi uma conquista importante para a contínua entrega de material de qualidade, previsível e de fonte responsável ao mercado.

Logo da Vale em mina em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Vale

Ainda de acordo com o relatório, a produção de finos de minério de ferro 1 da Vale totalizou 75,7 Mt no 2T21, 11,3% superior ao 1T21, como resultado de: (a) maiores volumes de Brucutu com o aumento da produção de sinter feed com alta sílica por processamento a seco, aproveitando um momento do mercado muito favorável; (b) melhoria sazonal das condições climáticas em Serra Norte e um forte desempenho em Serra Leste; (c) maior produtividade no Complexo de Itabira, com a reavaliação das soluções temporárias de gerenciamento de rejeitos; (d) maior compra de terceiros; e (e) produção por processamento úmido em Fábrica durante os testes para retomar as operações da planta de beneficiamento.

“Estes resultados positivos foram parcialmente compensados por interferências (efeito tie-in) causadas pela instalação e comissionamento do primeiro de quatro britadores de jaspilito em S11D”, informou.

E acrescentou que considerando o plano de lavra de minério de ferro e a implementação de novas iniciativas, a Vale alcançou uma capacidade de produção de 330 Mtpa, principalmente devido Serra Leste ter alcançado sua capacidade total.

O start-up de algumas operações foi revisado devido ao tempo necessário para receber suas respectivas autorizações, sendo elas: (a) retomada da correia transportadora em Vargem Grande (agora previsto para o 3T21); (b) continuação da produção do processamento a úmido em Fábrica (agora previsto para o 3T21); e (c) barragem do Torto em Brucutu com a necessidade de obras adicionais para aumentar o fator de segurança (agora previsto para o 2S22).

Mineradora brasileira

Conforme o relatório, a produção de pelotas da Vale totalizou 8,0 Mt no 2T21, 27,4% superior ao 1T21, embora ainda limitada pela capacidade de produção de pellet feed.

O aumento trimestral é explicado principalmente pela maior disponibilidade sazonal de pellet feed que foi direcionada principalmente para as plantas de Omã e pelo ramp-up da planta de pelotização de Vargem Grande.

O volume de vendas de finos e pelotas de minério de ferro totalizou 74,9 Mt no 2T21, 14,2% maior do que no 1T21, com o aumento da produção de minério de ferro.

O prêmio de minério de ferro foi de US$ 8,4/t2, em linha com o 1T21, dado maiores prêmios de pelotas, IOCJ e BRBF, que foram compensados por uma maior participação de produtos alta sílica pelo aumento da produção de sinter feed por processamento a seco, aproveitando um forte momento de mercado.

A Vale está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker VALE3.

Veja o documento:

Vale reporta crescimento de 11% na produção de minério de ferro no trimestre

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS