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Jack Ma: De professor de inglês para bilionário e embaixador da China
Jack Ma é um empresário e investidor sem papas na língua e pronto para desafios. Somando isso à sua inteligência e carisma, ele fundou um conglomerado de tecnologia.
Você já ouviu falar do Alibaba Group? Ou então do AliExpress? Considerando que estamos falando do maior e-commerce da China e um dos maiores do mundo, é muito provável que você ao menos tenha ouvido alguém mencionar por aí.
Por trás desse grande sucesso, você encontra o nome de Jack Ma. Ele veio de uma família humilde e um trabalho modesto para se tornar um dos homens mais influentes de todo o mundo.
Se você gosta de saber mais sobre pessoas influentes, talvez você já conheça um pouco sobre Jack Ma, mas o que você não sabia é que ele tem uma história realmente interessante. É essa fascinante trajetória que você acompanha a partir dos tópicos a seguir:
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O começo de Jack Ma
No começo de tudo, Jack Ma era na verdade Ma Yun. Sendo esse seu nome real, era assim que ele se apresentava em uma vida totalmente diferente da que ele tem hoje.
Ma Yun nasceu em Hangzhou na China, filho do meio de seu pai, Ma Laifa, e sua mãe, Cui Wencia. Os pais de Ma eram músicos e não tinham dinheiro suficiente para dar conta da educação dos três filhos.
Foi nessa criação humilde que ele cresceu, mas não era essa realidade que ele queria continuar. Com isso em mente, ele percebeu que a única chance de ter um futuro diferente seria através da educação.
Assim, ele começou a estudar inglês desde muito cedo e, apesar da falta de recursos, ele driblava isso com sagacidade ao acompanhar gratuitamente alguns turistas que chegavam a sua cidade. Tudo para aprender o novo idioma. Foi em uma dessas que um turista que não conseguia pronunciar “Ma Yun”, passou a chamá-lo de Jack.
A dificuldade de conseguir oportunidades
Apesar de toda aventura e aprendizado, conseguir oportunidades continuou muito difícil, especialmente quando você não é o melhor dos alunos ou quando as ciências exatas não são suas melhores amigas. Ele poderia desistir, mas desde jovem sua intenção era desafiar os limites. Mesmo que no caminho ele tenha precisado de sete anos para concluir o Ensino Fundamental, três tentativas para entrar na universidade, dez inscrições recusadas para entrar em Harvard e trinta candidaturas de emprego rejeitadas (entre funcionário do KFC e da academia de polícia).
É certo que tantas tentativas frustradas podem derrubar uma pessoa, mas hoje, Jack Ma se refere a essas recusas como a preparação necessária para os seus negócios.
Finalmente, Ma conseguiu entrar na Universidade Normal de Hangzhou, uma que estava longe de ser considerada boa por ele. Ainda assim, ele se graduou em artes e em inglês e se tornou professor de inglês.
O momento que tudo mudou para Jack Ma
Enquanto professor de inglês Jack recebia por mês apenas 12 dólares, mas como guia informal para aprender inglês ele recebeu a oportunidade de ganhar o mundo. Em 1985, Jack Ma aceitou um convite de dois irmãos australianos com quem ele construiu uma amizade na época que ele era guia informal.
O convite consistia em passar umas férias na Austrália e em julho ele já estava lá.
Os 31 dias que Ma passou na “ilha continente” foi o suficiente para ele ter a sua vida completamente alterada. Ele afirma que a viagem abriu a sua cabeça em relação ao seu próprio país e às possibilidades do resto do mundo.
Ele aprendeu que a China não é o lugar perfeito que ele acreditava ser, e a semente da curiosidade plantada era uma vontade ainda maior de conhecer muito mais além da muralha.
A colheita veio nove anos depois. Em 1994 é quando é datado o começo da sua primeira companhia que levou o nome de Hangzhou Haibo Translation Agency.
Para quem começou como guia informal para aprender inglês e passou a ser professor do idioma, é algo enorme ir para os Estados Unidos com a sua empresa e se tornar intérprete no setor de comércio exterior.
A internet e a falta de informações sobre a China
Foi lá também que ele descobriu duas coisas: a internet e a falta de informações nela sobre a China. Disso, ele decidiu criar a sua oportunidade já que elas não costumavam aparecer para ele. Dessa forma ele e um amigo criaram um site que levou o nome de “China Pages”. O site não era o mais bonito nem o mais elaborado, mas, com US$ 2 mil que conseguiu emprestado, a página foi ao ar.
Só bastou algumas horas para a resposta chegar e ela foi bastante positiva! O site se tornou uma sensação e rapidamente investidores fizeram suas aparições para saber mais sobre o dono do site e o seu país.
Pelos cinco anos seguintes, sua vida continuou a mudar e ele até mesmo vendeu o seu site e trabalhou para o governo, mas tudo isso só alimentou seu real sonho de ter seu próprio site de comércio. Isso durou até 1999 quando ele pôde tornar seu desejo realidade após reunir dezoito amigos e US$ 60 mil para começar o Alibaba Group.
A história de uma potência chamada Alibaba Group
O plano de Jack Ma consistia em elaborar um site que ia agregar vendedores e pequenos produtores de todo o mundo para vender para todo o mundo. Com o dinheiro e com a empolgação dos amigos ele pediu demissão do seu emprego na China na área do ministério de comércio exterior e iniciou seu verdadeiro sonho.
O Alibaba Group começou ainda no apartamente de Ma, mas, em apenas dois anos a empresa se deparou com US$ 25 milhões em investimento de capital de risco. E isso foi só o pontapé inicial, porque logo depois Jack Ma fundou o Taobao Marketplace, o Ali Mama, o Alipay e o Lynx. Tudo para tornar ainda melhor o sistema de e-commerce.
Com o passar dos anos, o empresário e investidor foi só acumulando dados positivos.
Dados positivos
- O Alibaba recebeu uma oferta pública (a maior da história financeira) no valor de US$ 25 bilhões;
- As empresas fundadas por Jack Ma se tornaram referência e agente e impacto na vida da população chinesa;
- Um dos maiores sucessos de Jack Ma é a AliExpress. A empresa de e-commerce vende produtos com preços mais acessíveis e valor de frete mais baixo;
- A Taobao, outro sucesso do empresário, tem atuação B2B assim como o Alibaba (business to business), porém essa empresa só atua na China;
- Em uma jogada inteligente, Jack Ma criou a TMall para clientes com mais condições financeiras e que buscam produtos com a qualidade superior;
- Atualmente, todo o seu patrimônio é estimado em mais de US$ 47 bilhões;
- Jack Ma e suas empresas ajudam a construir fortunas no valor de bilhões para, no mínimo 10 pessoas, o que gera um total de US$ 200 bilhões em média de patrimônio;
- A Alimama passou a ser uma forte fonte para quem trabalha com marketing de afiliados. Na plataforma trabalhadores autônomos se cadastram, vendem produtos de terceiros e ganham suas comissões;
- O sucesso se tornou tão grande que chegou a um ponto que Jack Ma precisou de um braço financeiro de igual força. Assim, ele criou o grupo Ant Group para intermediação de serviços financeiros. Foi assim que o grupo teve o maior IPO (Oferta Pública Inicial) do mundo, mesmo ela sendo recusada, isso aponta uma verdadeira conquista.
As lições de sucesso de Jack Ma
No final das contas, Jack Ma ou Ma Yun mostrou a força dos seus nomes como um dos homens mais ricos e influentes da China e do mundo, e cofundador da Alibaba, sendo essa uma empresa responsável por quase 80% do comércio eletrônico chinês.
Jack anunciou aposentadoria dos negócios em 2018 para voltar o seu trabalho à filantropia, então, além de empresário e investidor ele também é um filantropo que se propõe a disseminar seus ensinamentos até hoje. Vamos conhecer alguns deles?
Vá atrás
Foi isso que Jack Ma fez quando ele quis aprender inglês, quando ele criou uma página da China na internet quando ninguém mais acreditou e além disso, quando ele quis criar um e-commerce conhecido mundialmente. Ele foi atrás!
Não desista
Nesse assunto ele tem propriedade. Isto é, mesmo depois de ser rejeitado pela universidade, para vagas de emprego e por investidores para seu site, ele não estaria onde está hoje se tivesse desistido.
Dê importância ao seu cliente
Jack Ma entende que jamais os seus acionistas estarão na frente dos seus clientes.
O “grátis” pode estragar o seu negócio
As empresas de Jack lidam com outros empresários e diretamente com os consumidores, mas ele nunca dá nada de graça para nenhum dos públicos. Ele acredita que o “grátis” deturpa a percepção de valor de algo o tornando menos valioso do que ele realmente é.
E então, você gostou da história e das lições de Jack Ma? Se sim, então acesse nossos artigos sobre outras grandes figuras mundiais. Tudo aqui no Capitalist!
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