Conecte-se conosco

Agronegócio

Bahia se destaca no cultivo de frutas secas do país

O Estado é hoje o segundo maior produtor e exportador do segmento no país

Publicado

em

A produção e exportação de frutas secas vêm ganhando destaque no estado da Bahia, que hoje já é o segundo maior produtor e exportador de fruticultura do Brasil e o segundo maior exportador de mangas e uvas do país.

Em 2019, o estado da Bahia, produziu 31% da manga do país. Cidades como Juazeiro e Casa Nova, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Curaçá, Ituaçu, Sento Sé, Abaré, Rio de Contas, Caraíbas, entre outros se destacam pelo cultivo e por apresentar grande potencial agrícola e condições favoráveis, como clima, solo e recursos hídricos. São cerca de 664,4 mil hectares com uma produção de 3,2 milhões de toneladas por ano.

Em relação à produção das uvas de mesa, o Vale do São Francisco se destaca no Estado, sendo um dos maiores produtores com lavouras integradas. Como não há inverno rigoroso, a data de poda e colheita depende da escolha do produtor e da demanda do mercado.

A produção da Bahia ocupa o 1º lugar no ranking nacional de frutas, com a produção de coco-da-baía, cacau e maracujás. Segundo o secretário estadual da Agricultura da Bahia, José Carlos Oliveira, “a fruticultura baiana cresce de maneira impressionante. “Nos últimos cinco anos, Juazeiro é o município da região Nordeste que mais gera empregos e os empresários da região investem no enoturismo com o barco Vapor do Vinho, que leva visitantes às vinícolas locais. O abacaxi mudou drasticamente a economia de Itaberaba. Em Mucugê, em uma plantação com 20 hectares é possível tomar um vinho produzido com cepas europeias, a temperatura de 17 graus, olhando a vista deslumbrante da Chapada Diamantina”, afirma.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS