Economia
Trabalhou depois de 1999? Veja como calcular e solicitar a revisão do FGTS
Quanto maior o tempo de trabalho e contribuição, e maior o salário, melhor será o resultado do reajuste monetário do fundo.
Milhões de pessoas em todo o país podem ter direito à revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Fazem parte desse grupo todos os trabalhadores que tiveram algum saldo parado na conta do fundo a partir de 1999, inclusive quem já sacou o saldo em alguma situação ou já se aposentou.
Leia também: Refis: texto-base com perdão de até 90% de dívidas de empresas e parcelamento em 12 anos vai à Câmara
Nestes casos, a solicitação está disponível para que ocorra a correção monetária do valor enquanto ele ficou parado na conta vinculada. Para saber se tem ou não direito à revisão, o trabalhador pode recorrer à calculadora digital LOIT FGTS, que calcula a revisão a partir dos extratos do programa de forma gratuita e sem custo.
Se o valor a ser recebido for significativo, cabe ao trabalhador entrar com ação na Justiça para receber a remuneração advinda da correção. Vale destacar que quanto maior o tempo de trabalho e contribuição, e maior o salário, melhor será o resultado do reajuste monetário do FGTS.
Milhares de trabalhadores já entraram com ações individuais e coletivas. No caso de ações com até 60 salários mínimos, o equivalente a R$ 66 mil reais, o beneficiário pode recorrer aos Juizados Especiais Federais da sua região, que não exigem assistência de advogado.
Leia mais: Caixa libera novo lote de pagamento do FGTS; veja como aderir ao saque-aniversário
O assunto que trata da substituição da Taxa Referencial (TR) por outro índice de correção monetária, como o IPCA ou INPC, aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal. Até lá, recomenda-se que o pedido de revisão seja encaminhado com antecedência para que não haja perdas financeiras ao bolso do trabalhador.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025