Agronegócio
Seca na Hidrovia Tietê-Paraná afeta exportações
Navios estão reduzindo volume de cargas para evitar que fiquem emperrados nas margens do rio
O rio Paraná é considerado a principal via de comércio argentino. Cerca de 80% das embarcações que levam as cargas de milho e soja, principalmente, rumo ao Oceano Atlântico passam pelo canal. Mas esta realidade anda ameaçada por conta da seca que atinge o rio.
Desde a década de 1940, a hidrovia não atingia um nível tão baixo quanto agora. Especialistas acreditam que as mudanças climáticas foram as responsáveis pela situação, que agora respiga em uma crise econômica envolvendo os dois países ainda em meio à pandemia (Brasil e Argentina).
Navios carregados de grãos estão reduzindo o volume das cargas na travessia, para evitar que fiquem presos às margens rasas do rio, e elevando-o em outros portos marítimos. Outra saída encontrada para diminuir o prejuízo tem sido a contratação de outras embarcações, o que torna o travessia ainda mais cara do que já é (além de demorada).
O setor que gera mais de US$ 20 bilhões anuais em exportações se vê prejudicado com a mudança. E até mesmo as importações também estão sofrendo as consequências da seca. É que com os baixos níveis do rio, há diminuição na produção de energia hidrelétrica, o que afeta no preço do diesel destinado às usinas, que tende a subir, obrigando as empresas e desembolsarem mais pelo produto.
Só na barragem de Yacyretá, que abastece cerca de 14% de toda Argentina, as operações estão sendo feitas com apenas um terço da capacidade.

-
Economia20 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política23 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Bancos2 dias atrás
Horário de atendimento dos bancos vai mudar em abril; veja o calendário
-
Artigos2 dias atrás
A espada-de-São-Jorge pode ser um perigo para os seus pets; entenda
-
Finanças2 dias atrás
Dívidas no cartão de crédito podem gerar a perda de bens?
-
Carreira2 dias atrás
7 conselhos inúteis que não fazem mais sentido no mercado de trabalho
-
Agronegócio2 dias atrás
Do jardim ao prato: veja como cultivar e usar flores de manjericão no dia a dia