Conecte-se conosco

Economia

Inflação de julho é a maior para o mês desde 2002; O que mais subiu de preço?

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) tem alta de 0,96% em julho na comparação com o mês anterior.

Publicado

em

Preços e inflação

A inflação oficial no mês de julho disparou em 0,96% em relação a junho, sua maior alta em 19 anos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal medidor da inflação no país, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 10.

Leia mais: Saiba se quem recebeu a 4ª parcela do auxílio emergencial também receberá a 5ª

O avanço nos presos foi pressionado especialmente pelo setor de energia. Enquanto a Aneel manteve a bandeira vermelha nas contas de luz, a Petrobras elevou os preços da gasolina, diesel, gás canalizado e gás de botijão.

A alimentação também pesou no bolso dos consumidores. O óleo de soja subiu 84,5%, o repolho 44,2% e o feijão fradinho 42,4%. Unanimidade na mesa dos brasileiros, o arroz aumentou 39,7%.

As carnes tiveram elevação média de 34,3%. Os destaques foram para o músculo (+43,4%), patinho (+39,1%), picanha (+32,9%) e frango em pedaços (+21,9%).

O botijão de gás de 13 kg disparou 29,3% em doze meses. A maior alta foi registrada no Recife, de 41,6%, ainda segundo os dados do IBGE.

A inflação acelerada fez com que o Banco do Brasil elevasse a taxa básica de juros (Selic) mais uma vez, para 5,25%. Novos aumentos são esperados até o fim do ano.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS