Finanças
Como funciona um empréstimo com garantia? Saiba mais
Além de casa e carro, outros bens também podem ser a solução para os consumidores que querem quitar dívidas caras e conseguir crédito com juros mais baixo
Comprar a sua casa própria ou ter o carro do ano. Quem nunca sonhou em adquirir esses bens? Saiba que concretizá-los pode estar ao seu alcance, por meio do empréstimo com garantia.
Leia mais: Taxas, prazos e tudo sobre o empréstimo de até R$ 21 mil para MEI
Na prática, as instituições financeiras podem utilizar algum bem de quem contrata o empréstimo – como por exemplo um imóvel ou automóvel, como garantia.
Entenda as vantagens dessa condição
Se em outros países utilizar algum bem para conseguir crédito mais barato é uma prática comum, para os brasileiros o empréstimo com garantia ainda é uma modalidade pouco conhecida.
O crédito com garantia no país tem taxas que variam entre 14% e 29% ao ano, que são valores abaixo dos demonstrados no cheque especial e rotativo do cartão. Ao colocar um bem como garantia, o crédito fica mais barato.
Os tipos mais comuns no mercado brasileiro são o refinanciamento de veículo, em que o consumidor usa um automóvel como garantia de pagamento, e o home equity, quando o bem utilizado é o imóvel.
Entenda como funciona essa modalidade
O empréstimo com garantia é possível, por meio de uma operação chamada alienação fiduciária. Desta forma, o cliente oferece um imóvel, automóvel ou outro bem que se encaixe como garantia, e na hora de pegar um valor emprestado em uma instituição. Como consequência, a instituição credora assume um risco menor e diminui as taxas.
No Brasil, além de casas e carros, outros bens como joias, celulares e até salários já são aceitos por instituições financeiras que concedem empréstimo com garantia – modalidade também indicada para que deseja abrir ou investir em um negócio.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp