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Agronegócio

Produção de lúpulo cresce 110% no Brasil

Mercado segue aquecido impulsionado pela produção de cervejas artesanais

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O aumento na produção e no consumo de cervejas artesanais fez com que a produção da matéria-prima do produto também aumentasse. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), atualmente, 109 produtores cultivam 42 hectares de lúpulo no país. Isso representa um aumento de 110% em relação ao ano passado. Ao todo, o volume produzido foi de 24 toneladas em 2020.

A produção de cerveja também cresceu. Foram mais de 14 bilhões de litros produzidos neste mesmo período. E ainda segundo a Aprolúpulo, 1.383 cervejarias foram registradas.

Entre os Estados com maior destaque, estão Santa Catarina, com 12.105 hectares de lavouras e 27% de produção; Rio Grande do Sul, com 22% e São Paulo com 18%.

Produção insuficiente

Mas apesar do crescimento expressivo, a produção nacional ainda é insuficiente. De acordo com a Comex Stat, uma plataforma do governo federal, em 2020, o Brasil importou 3.2 mil toneladas de lúpulo, por US$ 57 milhões.
Ainda assim, o consultor do Ministério da Agricultura, Stéfano Gomes Kretzer, defende que o cultivo de lúpulo já possui capacidade para competitividade internacional. “O cultivo do produto brasileiro é hoje uma crescente realidade, com fazendas com produtividade e qualidade comercial competitiva com o lúpulo importado. A produção brasileira pode baratear os custos das cervejarias no futuro”, afirma.

Cerveja

O lúpulo é responsável pelo amargor da bebida, uma das favoritas entre os brasileiros. Atualmente, o país é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás de China e Estados Unidos.

De acordo com a CervBrasil, sua produção é responsável por 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), o que rende um faturamento de R$ 100 bilhões ao ano. O setor também emprega mais de 2,7 milhões de trabalhadores.

No Brasil, a qualidade do lúpulo pode ser um diferencial na comercialização internacional.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

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