Empresas
Por que está difícil conseguir uma corrida na Uber?
Motoristas se queixam das dificuldades enfrentadas pelo setor e passageiros reclamam do cancelamento de corridas.
A vacinação contra a Covid-19 está avançando no país e o resultado é volta de mais pessoa às ruas das cidades. Esse retorno tem como reflexo o aumento da demanda por mobilidade, como a busca por mais corridas da Uber e outras empresas de transporte por aplicativo.
Leia mais: Inteligência artificial mostra em qual posto a gasolina é mais barata
Mas o que os usuários desse tipo de serviço não esperavam eram as dificuldades que iriam encontrar para conseguir uma viagem. A situação virou até motivo de piada nas redes sociais:
Uber, 2021 pic.twitter.com/e1Ait47LA1
— Jay-zinho (@jjomcd) July 31, 2021
Qual o motivo do cancelamento?
De acordo com Duda, presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (AMASP), os motoristas têm alguns motivos para selecionar as corridas.
“Quando um motorista recebe uma chamada, ele consegue identificar para qual região o passageiro vai, e quando o motorista chega ao ponto de cancelar uma corrida, é devido ao fato de que as empresas criaram categorias de corridas para passageiros que têm o valor mais baixo do que uma corrida comum, já conhecida. Por exemplo: UberX é a categoria popular, mas há ainda a UberX Promo que tem tarifa mais baixa. E os passageiros focam nessas corridas. O que acontece é que motoristas aceitam por engano e cancelam ao ver uma corrida dessas categorias”, explicou em entrevista ao Tecnoblog.
Ele afirmou que viagens promocionais, como no caso da UberX Promo, muitas vezes não são vantajosas para o profissional.
“Uma corrida como essa faz com que o motorista pague para que o passageiro possa viajar, porque o valor da corrida que o passageiro paga não é o suficiente para arcar com as despesas que o motorista tem para chegar ao destino”, disse.
O que diz a Uber
A Uber garantiu que o UberX Promo só funciona fora dos horários de pico, quando a quantidade de solicitações cai e o motorista costuma ficar mais tempo parado esperando corridas.
“Como são preços promocionais, os usuários pagam menos, a Uber ganha menos e os motoristas parceiros também. Os parceiros têm liberdade para decidir se querem ou não aceitar viagens de UberX Promo, mas quem aceita sabe que, com ele, o app não para de tocar. E sabe que os usuários são, em sua maioria, pessoas que não usavam UberX com frequência, mas agora buscam fugir das aglomerações na hora de se locomover.”
Insegurança
Os profissionais também reclamam da insegurança que passam durante as horas de trabalho. Segundo o presidente da AMASP, “existe uma fragilidade na abertura de contas como passageiros”.
“O motorista se sente inseguro devido a isso. […] Então, o motorista fica à mercê tanto de criminosos que se passam por passageiros, quanto também aos crimes que ocorrem no dia a dia — aqueles em que você está dirigindo e o criminoso vem do lado externo do veículo, seja em uma abordagem no farol, fechamento em avenida… Enfim, a gente também corre esse risco”.
Para contornar esse problema e evitar a taxa cobrada pelo aplicativo, muitos preferem fidelizar clientes e prestar serviços particulares.
“Pelas plataformas, o motorista tem uma taxa a ser descontada dentro da corrida. Ao fidelizar um passageiro, ele pega o valor cheio, mesmo que a corrida dê o mesmo preço da feita pelo aplicativo. Então, a margem de lucro aumenta um pouco”, completou.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos