Conecte-se conosco

Tecnologia

Banco Central vai facilitar uso do Pix em e-commerce e apps de delivery

Na prática, o iniciador de pagamento vai utilizar a mesma lógica do pagamento realizado por meio de débito em conta

Publicado

em

Pix

Ele já virou xodó de boa parte dos brasileiros no dia a dia: estamos falando do PIX – meio de pagamento eletrônico instantâneo, de baixo custo e com segurança, do Brasil. Para deixar a vida dos usuários ainda mais dinâmica e otimizar tempo, o Banco Central (Bacen) acaba de lançar um novo serviço envolvendo a plataforma, que ampliará o uso em compras e pagamentos online.

Leia mais: Delivery de gasolina promete reduzir o preço dos combustíveis

Trata-se do serviço de iniciação de transação de pagamento do Pix. A novidade está vinculada ao Open Banking, o sistema de compartilhamento de dados financeiros. Por meio dele, os consumidores podem usar o PIX sem precisar sair do site em que estão realizando a compra. No entanto, o serviço será dará apenas mediante autorização do cliente.

Isso será especialmente útil nos casos em que a instituição que faz a transação do pagamento com PIX for diferente do banco que detém a conta do usuário pagador.

Entenda as vantagens da nova ferramenta

A nova ferramenta deve dar a plataforma de pagamento  ainda mais tração no comércio online. Ou seja, o uso do Pix vai ser tão fácil quanto o uso de um cartão de crédito. Em suma, em janeiro, foram realizadas 14 milhões de transações via PIX entre pessoas e empresas, enquanto que em junho, foram 79 milhões.

Na prática, o iniciador de pagamento vai utilizar a mesma lógica do pagamento realizado, por meio de débito em conta. Ou seja, quando o consumidor permite que a empresa retire o dinheiro da conta corrente, e finalizar a compra.

Como funcionava o PIX antes

Atualmente, o uso do Pix no e-commerce funciona assim: se você faz uma compra em um computador, pode pagar via QR Code. Por outro lado, no celular o pagamento ocorre por meio do Pix Copia e Cola. Desta forma, o varejista envia o código, e o consumidor precisa pagar dentro do app do internet banking.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS