Conecte-se conosco

Agronegócio

Estoques de suco de laranja caem 33%

Problemas climáticos registrados nos últimos meses interferiram na queda da produção

Publicado

em

As alterações climáticas continuam resultando em prejuízos no campo. Agora, os estoques de suco de laranja das empresas associadas à CitrusBR registraram queda no comparativo anual. Ao todo, 316.929,70 toneladas foram produzidas até 30 de junho, valor 33% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Na safra 2020/21, o processamento total foi de 222,53 milhões de caixas de 40,8 quilos, volume 31,54% menor que o registrado na temporada anterior. O resultado ameaça as expectativas futuras. E até o momento, o cenário é incerto para a próxima temporada, já que os problemas climáticos ocorridos nos últimos meses dificultaram as projeções.

“O cenário atípico exige cautela nas projeções dos dados diante de uma possível quebra de safra. Por conta da seca prolongada em todo o cinturão citrícola do Estado de São Paulo e Minas Gerais, associada às geadas ocorridas ao longo do mês de julho de 2021, ainda não é possível estimar o processamento de laranja para a safra 2021/2022”, afirma o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.

No mês de agosto, as áreas de cultivo de laranja foram afetadas por geadas. Na ocasião, a CitrusBR informou que os estoques de suco estariam próximos do patamar mínimo necessário para a indústria.

A nova safra 2021/22 de laranja do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro deve alcançar 294,17 milhões de caixas de 40,8 kg. O número representa um aumento de 9,5% no comparativo anual. Quando comparada à média das dez safras anteriores, a expectativa é que a temporada atual apresente um recuo ainda maior: de 10,53%.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS