Conecte-se conosco

Agronegócio

Brasil pode exportar até 6 milhões de toneladas de soja em agosto

O volume é 36,37% maior do que o registrado no mesmo período anterior do ano passado

Publicado

em

O Brasil já embarcou quase cinco milhões (4,994 milhões) de toneladas de soja, nos últimos quinze dias. Os dados foram divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). E a expectativa é que o volume total no mês de agosto chegue a seis milhões de toneladas.

No mesmo período do ano passado, foram embarcadas 5,836 milhões de toneladas do produto brasileiro. O aumento também é esperado no preço da oleaginosa. O valor da tonelada, em agosto de 2020, chegou a US$ 353,00. Este ano, o mesmo volume está sendo comercializado a US$ 482,20, 36,37% maior do que no período anterior.

De acordo com o consultor da Brandalizze Consulting, muitos negócios ainda não foram fechado no mercado nacional, o que deve acontecer nos próximos dias. “Muito produtores deixaram para vender o grão disponível na boca do plantio e ainda temos chuvas previstas para as semanas que se seguem. Assim, teremos mais pressão de venda para fazer caixa para a compra de insumos ou para pagar produto negociado para quitação no final de agosto”, prevê.

As demanda interna e externa também interferem na disputa pela oferta de soja 2020/21. Além do consumo interno, da demanda doméstica nas exportações e a alta no setor de produção de óleo, a produção de ração tem optado em demasia pelo farelo da oleaginosa.

Sob essas condições, a cotação soja no mercado nacional tem se mostrado firme, mesmo com as instabilidades que vêm sendo registradas na Bolsa de Chicago nas últimas semanas, e com o preço do dólar, que está mais alto frente ao real.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS