Conecte-se conosco

Agronegócio

Frente fria provoca instabilidades no Rio Grande do Sul

Previsão aponta para que as chuvas continuem intensas sobre o Estado, com a possibilidade da ocorrência de granizo em alguns pontos

Publicado

em

No Rio Grande do Sul, a atuação da frente fria está provocando instabilidades significativas, acompanhadas de muita atividade elétrica e chuvas fortes na manhã desta terça-feira (24/08). As previsões apontam para a continuidade de fortes chuvas no Estado, podendo ocorrer granizo em algumas áreas e acumulados superiores aos 50 mm.

Outro sistema que começou a atuar no RS é a massa de ar polar na região  Sul. Às 9h, horário de Brasília, algumas estações do sul do Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo de 10°C, como em Pinheiro Machado e Herval.

A frente fria continuará atuando com força no Sul do país nos próximos dias. Existem alguns fatores que contribuem para essa intensidade, como ventos mais fortes de alta altitude, forte suporte de ar quente e úmido da região amazônica trazido por Jatos de Baixos Níveis e a grande diferença de temperatura entre o Norte e o Sul do continente. Portanto, a previsão indica que a precipitação acumulada nos próximos 5 dias chegará a 150 mm, sendo que na quarta-feira (25/08) será um dia de maior pluviosidade.

Embora haja pequenas diferenças entre as previsões, ambas indicam a manutenção das chuvas na região Centro-Sul do país. A tendência aponta que o acúmulo mais importante ficará acima do RS, marcando em torno de 150 mm. As chuvas chegam ao estado de SP e se concentram na metade Sul do Estado, causando chuvas acumuladas de mais de 50 mm, assim como na metade Sul do MS. A Leste de SC, terá chuvas, mas de forma irregular, resultando em baixo acúmulo no período.

Outro ponto positivo das chuvas é a melhor distribuição na região Norte, embora a quantidade ainda seja pequena. Podemos citar também, que o efeito da massa de ar polar pode causar geadas no sul do RS e nos pontos mais altos de SC entre a sexta (27) a sábado (28), mas a massa de ar polar ficará limitada à região Centro-Sul do país, onde terá curta duração.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS