Perfis
Richard Branson: biografia do bilionário fundador do conglomerado Virgin
Você conhece a biografia desse bilionário?
Perfil de Richard Branson
Nome completo: | Richard Charles Nicholas Branson |
Ocupação: | Empreendedor, investidor e autor |
Local de nascimento: | Londres, Reino Unido |
Data de nascimento: | 18 de julho de 1950 |
Fortuna: | US$ 5,9 bilhões |
Richard Charles Nicholas Branson, conhecido como Richard Branson, é um bilionário britânico nascido em 18 de julho de 1950 no distrito de Blackheath, em Londres.
Leia ainda: Ray Dalio, o fundador da Bridgewater Associates e criador do fundo mais lucrativo do mundo
Filho de Evette Branson e Edward James Branson, ele tem duas irmãs, Vanessa e Linette Branson, é casado e tem dois filhos.
Fundador da Virgin Group, Branson é, atualmente, de acordo com a revista Forbes, o 589º homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 5,9 bilhões.
Sua história ganhou ainda mais notoriedade depois que em 11 de julho de 2021 ele se tornou o primeiro empresário a voar além da atmosfera terrestre em uma espaçonave comercial. Com a viagem, ele se tornou uma das pouco mais de 500 pessoas que já estiveram no espaço.
O foguete em que a viagem aconteceu, que foi chamado de VSS Unity, do modelo conhecido como SpaceShipTwo, foi desenvolvido pela Virgin Galactic, um dos empreendimentos do bilionário, que tem foco no astro-turismo.
A espaçonave foi transportada pelo jato de porta-aviões de dupla fuselagem VMS Eve. O nome foi dado em homenagem à mãe de Branson, que morreu em 2021, vítima da Covid-19.
O lançamento ocorreu de um espaçoporto do estado do Novo México, nos Estados Unidos.
Além da astronáutica, o empresário possui investimentos em vários outros setores, como de saúde, biocombustíveis, entretenimento, comunicação e aviação.
Início da carreira como empreendedor
A carreira no empreendedorismo teve início ainda na década de 1960. Ele contou em janeiro de 2021, após o falecimento da sua mãe, Evette Huntley Branson, aos 96 anos, como conseguiu o dinheiro para começar seu primeiro negócio:
“Um dia, no final dos anos 60, minha mãe viu um colar caído na estrada perto de Shamley Green e o levou para a delegacia. Depois de três meses, ninguém o reivindicou, então a polícia disse que ela poderia ficar com ele. Ela veio a Londres, vendeu o colar e me deu o dinheiro. Sem aquelas 100 libras, eu nunca poderia ter começado a Virgin”, declarou ele.
Isso aconteceu quando ele tinha apenas 16 anos e, ainda morando com os pais, decidiu então, largar a escola para fundar a revista Student, com a ajuda de um amigo.
Segundo a Forbes, o objetivo era que a publicação se tornasse a voz de sua geração, e mesmo com entrevistas de pessoas renomadas, o investimento não teve o retorno financeiro esperado.
Investimento no setor musical
Buscando apenas uma forma de obter renda para manter os custos da revista, ainda na década de 1970, Branson decidiu iniciar o investimento na venda de discos por correspondência.
Mas essa ideia acabou se tornando o grande investimento do empresário, que lançou então um empreendimento apenas para a venda dos LPs: a Virgin Records. A empresa cresceu e Branson decidiu expandir o negócio e montar uma gravadora.
Depois que o primeiro artista da Virgin Records, o cantor e compositor de folk e rock inglês Mike Oldfield lançou ‘Tubular Bells’, a gravadora assinou contratos com bandas renomadas, como Sex Pistols e Rolling Stones.
Em 1975, a gravadora emplacou de vez e, além disso, fez parte de grandes produções de artistas como Janet Jackson, The Smashing Pumpkins e Spice Girls.
Aviação
Com o enorme crescimento do patrimônio, mas também com o desejo de investir em diversos outros setores, Richard Branson fundou a Virgin Atlantic Airways, atualmente uma das maiores empresas aéreas britânicas e especializada em voos intercontinentais.
Uma curiosidade, segundo a revista Forbes, é que no momento do teste para o voo inicial do único avião da empresa, que inclusive era alugado na época, vários pássaros invadiram o motor da aeronave, impedindo que o primeiro voo acontecesse.
A companhia aérea então não conseguiu o certificado para realizar o transporte de passageiros. Sem ter um avião que funcionasse, a empresa também não conseguia o dinheiro para os reparos.
Branson teve que reforçar seus outros empreendimentos para obter o valor necessário aos consertos. A companhia conseguiu a certificação e o voo inaugural aconteceu, assim como as outras viagens. Hoje a empresa possui quase 50 aeronaves.
Pouco depois disso, no início dos anos de 1990, Richard vendeu sua gravadora à EMI por cerca de 500 milhões de libras. Ainda nessa década, sua empresa de aviação começou a comprar outras companhias aéreas, como a Euro Belgian Airlines.
Richard Branson foi guiado por grandes desafios
Conforme informações do próprio grupo Virgin, Richard desafiou a si mesmo com empreitadas que quebraram recordes no setor da aviação e transportes aéreos, incluindo a travessia mais rápida do Oceano Atlântico e uma série de viagens de balão oceânico e kitesurf.
Mas os problemas financeiros enfrentados no início de sua companhia aérea não foram os únicos desafios de Branson. Ele quase morreu ao participar de algumas aventuras ao redor do mundo, sendo considerada a primeira pessoa a pilotar um balão sobre o Atlântico.
Branson e um copiloto estavam sobre o mar em uma tempestade de ventos fortes e, durante o voo, os dois acidentalmente perderam quase todo o combustível do balão. Se caíssem na água, haveria pouquíssimas chances de resgate, e os dois estimaram que só tinham 5% de possibilidade de sobreviver.
Em entrevistas, o bilionário disse que eles tinham duas opções: esperar morrer ou ficar acordados por três dias seguidos tentando chegar aos Estados Unidos.
Eles conseguiram sair vivos e Branson disse que a experiência serviu para que ele aprendesse que se deve lutar até o fim, mesmo que isso pareça clichê.
Negócios frustrados
A Forbes listou ainda duas tentativas, essas fracassadas, de Branson ingressar em outros ramos. Um deles, ainda no início da década de 1990, quando o bilionário quis lançar a Virgin Cola, um projeto ambicioso: um refrigerante que deveria concorrer com a Coca-cola.
Contudo, logo no início as vendas não foram satisfatórias e a empresa faliu logo depois. Análises de mercado apontaram que o produto era muito parecido com outros que já estavam disponíveis e já eram conhecidos do público.
Em 2000, Branson decidiu lançar a Virgin Cars, um negócio que pretendia mudar o modo como os carros eram vendidos e as vendas eram feitas online.
Mesmo começando bem, a empresa não seguiu adiante. Segundo Branson, o que deveria mudar era a forma como os carros se moviam e não a forma de venda. Assim, ele começou a investir na produção de biocombustíveis.
Ele já teve também uma empresa de roupas, uma marca de cosméticos, bem como uma linha de lingerie. Além disso, tentou lançar uma plataforma de venda de músicas online. Os negócios não prosperaram.
Anos 2000: investimento em comunicação e astronáutica
Branson iniciou no ramo de telecomunicações em 1999 com a Virgin Mobile e, em 2000, iniciou a Virgin Australia. As empresas atuam com a comunicação sem fio e prometem serviço de internet 4G super rápido.
Branson lançou a Virgin Galactic em 2004 e o empresário disse que o objetivo ao criá-la era que fosse a primeira linha espacial comercial do mundo. Ele pretendia fazer o primeiro voo comercial tripulado em poucos anos, mas foi possível realizar o sonho apenas em 2021.
Segundo o próprio grupo, o faturamento do conglomerado Virgin em 2016 foi de 19,5 bilhões de libras.
Ações sociais feitas por Richard Branson
Também em 2004, Richard fundou a Virgin Unite, uma fundação sem fins lucrativos ligada ao seu grupo empresarial. Segundo ele, o objetivo da fundação é unir pessoas, bem como ideias empreendedoras para criar oportunidades para um mundo melhor.
Em 2006, fundou a Virgin Healthcare que presta serviços comunitários, mas também sociais de saúde por meio de contrato com o Serviço Nacional de Saúde, distritos e cidades britânicas desde 2010.
Ele disse que atualmente, com seus negócios quase totalmente estabelecidos, busca envolver-se em negócios que farão uma diferença positiva no mundo e trabalhando com a Virgin Unite e outras organizações que ajudou a fundar e que promovem diversas ações sociais em todo o mundo.
Ele também está envolvido em diversas ações sociais, principalmente na África do Sul.
Pelo trabalho feito como empresário, mas também em causas de caridade, recebeu uma condecoração com diversas honrarias. Entre elas, recebeu a nomeção de Cavaleiro pela Rainha Elizabeth II. O pai de Branson também recebeu condecoração como Cavaleiro.
Existem agora mais de 40 empresas Virgin em todo o mundo em mais de 35 países e a estimativa é de que o grupo tenha mais de 70 mil colaboradores.
Além disso, ele fez participações em séries televisivas, como Baywatch e Friends. Nesta última, ele interpretou um vendedor de souvenires quando o elenco gravou um episódio em Londres.
Richard soma praticamente 40 milhões de seguidores em seus perfis online, que buscam em geral informações sobre empreendedorismo, mas o bilionário também costuma abordar temas como meio ambiente.
Richard está disponível para algumas palestras por ano em todo o mundo. Todos os fundos arrecadados com as palestras de Richard vão para a Virgin Unite.
Vida pessoal de Richard Branson
Quanto à vida pessoal, Branson casou-se em 1972 e ficou até 1979 com Kristen Tomassi. Em 1989, casou-se com Joan Templeman, com quem tem dois filhos, Holly Branson, 39 anos, e por fim, Sam Branson, 36 anos. Os dois tiveram ainda uma filha que morreu após quatro dias de vida, Clare Sarah Branson.
A mãe de Branson morreu aos 96 anos, vítima de Covid, em janeiro de 2021. Dez anos antes, o pai havia morrido dormindo, em casa, aos 93 anos.
Gostou do conteúdo? Então, acesse mais artigos sobre os homens mais ricos e bem sucedidos do mundo navegando no nosso blog!
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos