Conecte-se conosco

Economia

Auxílio emergencial: Quantas pessoas da mesma família podem receber o benefício?

Número de beneficiários permitidos por família gera dúvida no cidadãos, sobretudo após início da fase de prorrogação do programa.

Publicado

em

Auxílio Emergencial

O auxílio emergencial recebeu uma nova prorrogação no mês de julho, com parcelas que vão durar até o mês outubro. Com a extensão nos pagamentos confirmada, muitas pessoas estão com dúvida sobre o número de beneficiários permitidos por cada núcleo familiar.

Leia mais: INSS: 14º salário e abono de R$ 2 mil podem ser pagos aos aposentados?

A princípio, cada residência podia ter duas pessoas beneficiárias, porém as regras mudaram. Segundo as novas diretrizes estabelecidas pelo governo, somente um cadastro é aceito por família. Anteriormente, antes do reajuste de despesas feito pela União, eram permitidos até dois parentes.

Ordem de prioridade

No caso de mais de um familiar elegível para receber o auxílio emergencial, o governo estabeleceu uma lista de critérios de concessão, a saber:

  • Primeiramente, tem prioridade a mulher provedora de família monoparental, ou seja, mãe solteira;
  • Caso este não seja o cenário, recebe em seguida quem nasceu primeiro, considerando a data de nascimento mais antiga;
  • Caso haja empate, tem direito a pessoa do sexo feminino;
  • Se houver um novo empate, o critério para definir quem recebe primeiro será com base na ordem alfabética do primeiro nome.

Lembrando que além destas considerações, o beneficiário deve ter mais de 18 anos (com exceção de mães adolescentes com idade de 12 a 17 anos que tenham, no mínimo, um filho), não ter carteira assinada, não ter renda familiar mensal per capita acima de meio salário mínimo (R$ 550), dentre outras condições.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS