Economia
Economia do México recua 17,1% no 2º trimestre com a crise do coronavírus
As atividades primárias, secundárias e terciárias apresentaram queda, com destaque negativo para indústria, mineração e construção.
O México teve contração histórica no Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre com a crise do coronavírus atingindo a segunda maior economia da América Latina. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira pela agência nacional de estatísticas.
O PIB mexicano despencou 17,1% de abril a junho em reação o trimestre anterior, em termos ajustados sazonalmente. No ano, a economia teve redução 18,7% no segundo trimestre.
A Covid-19 já matou mais de 61.450 e infectou 568.621 no país, que adotou medidas de contenção ao vírus como o fechamento de fábricas, mantendo compradores e turistas em casa e prejudicando o comércio.
As atividades primárias (agricultura e pesca) tiveram queda 2,0%, enquanto as secundárias (indústria, mineração e construção) recuaram 23,4% e as terciárias (varejo e o setor de serviços) reduziram 15,1%.
O Ministério das Finanças e o banco central apontam essa como a pior recessão desde a Grande Depressão dos anos 1930, já que economia do México deve contrair até 10,5% este ano.
O presidente Andrés Manuel López Obrador, considerado fiscalmente conservador, tem se negado a pedir empréstimos para financiar um pacote de incentivo econômico.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas