Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Mesmo com recuo do PIB e ‘bandeira vermelha’, Ibovespa reage: +0,48%

Valor da ‘cobrança extra’ na conta de luz supera em quase 50% a anterior

Publicado

em

Divulgação

Em que pese a ‘frustração’ do mercado com o recuo de 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre do ano, ante período anterior (2T21/1T21), divulgado há pouco, pelo IBGE, assim como com o anúncio de cobrança nas contas de luz, devido à crise hídrica, o Ibovespa apresentava, às 11h34, alta de 0,48%, a 119.352,63 pontos, talvez bem influenciado pelo bom momento externo.

Base fraca – Pelo comparativo anual entre mesmos trimestres (2T21/2T20), o PIB chegou a 12,4%, abaixo dos 12,8% estimados pelo mercado, a princípio – mesmo que esse período do ano passado constitui uma base estatisticamente fraca de comparação, em razão da pandemia, que se agravou ali.

Bandeira pesada – Também pesa nos negócios o anúncio conjunto (Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel) da instituição de nova bandeira vermelha, já batizada de “escassez hídrica”, eufemismo oficial para legitimar uma cobrança extra R$ 14,20 nas contas de luz, a partir deste mês. Esse valor será aplicado a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh), com validade de setembro corrente a abril de 2022.

Mais 50% – Levando em conta que a cobrança extra anterior (bandeira vermelha patamar 2), era de R$ 9,49, na verdade, a alta é de quase 50% (49,63%), com a Aneel prevendo que a majoração, para o consumidor final, deverá chegar a 6,78%.

Sem votação – No Congresso, está prevista a leitura do parecer da Proposta de Emenda à Constituição relativo à reforma administrativa (PEC 32/2020), pela comissão especial criada com essa finalidade na Câmara dos Deputados. Sua votação pelo colegiado, porém, não deverá em menos de duas semanas, quando já terão sido concedidas vistas coletivas às bancadas.

EUA comemoram – No exterior, enquanto as bolsas asiáticas e europeias sinalizam relativa estabilidade no momento, nos Estados Unidos (EUA), a comemoração fica por conta da criação de 374 mil novas vagas no país, mesmo que abaixo da previsão de 613 mil novos postos.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS