Agronegócio
Áreas plantadas com milho podem atingir alta de 6,44% no Mato Grosso
Após uma temporada afetada pelo clima, a expectativa é que a produtividade da futura safra retorne ao nível médio do Estado nos últimos anos
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), na safra 2021/22, as áreas plantadas com milho podem atingir uma alta de 6,44% em relação ao ciclo anterior, alcançando 6,22 milhões de hectares no Mato Grosso.
No Estado, a produção de milho na safra 2020/21 ficou consolidada em 32,56 milhões de toneladas, com uma queda de 8,14% em relação à safra anterior.
A forte demanda, oferta restrita do cereal na atual temporada, acesso a insumos avançados – embora a comercialização de alimentos não tenha atingido o maior patamar da história do período, será superior ao nível médio histórico – e a elevação de preços futuros, são alguns dos fatores em que a expectativa do Imea se baseia.
Após uma temporada afetada pelo clima, espera-se que a produtividade da futura safra retorne ao nível médio do Estado nos últimos anos, que deve ser de 106,09 sacas por hectare. Além disso, com base nas estimativas de área e produtividade, estima-se que a safra de 2021/22 pode apresentar um acréscimo de 21,22% em relação à safra anterior, podendo chegar a 39,57 milhões de toneladas.
O Imea ainda destacou que grande parte do estado do Mato Grosso foi afetado produtivamente pelo cultivo fora da janela, considerando a escolha ideal para o plantio, aliado ao baixo índice pluviométrico do estado. Com o fim da safra, os produtores podem avaliar o real impacto do clima na produção da lavoura.
As regiões mais afetadas pelo clima nesta safra são Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que diminuíram 18,42%, 17,73% e 15,21% rem relação à safra anterior. Em relação a produtividade do milho no Estado para a safra 20/21 foi de 92,65 sacas por hectare, que foi 15,02% menor do que o valor observado na safra 19/20 e 0,95% menor do que o estimado no mês anterior.

-
Cotidiano23 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia22 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos2 dias atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades2 dias atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]
-
Curiosidades2 dias atrás
Preço do Big Mac nos Estados Unidos choca consumidores
-
Finanças13 horas atrás
Brasileiros deixam R$ 50 bilhões sem saque no FGTS; como saber quem tem direito?