Agronegócio
Desmatamento na Amazônia registra queda de 32,45% no mês de agosto
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (NPE),
Na última semana, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (NPE), divulgou dados oficiais sobre o desmatamento na Amazônia, que sofreu uma queda de 32,45% no mês anterior. Em agosto, a área desmatada totalizou 918 km², e em 2020 no mesmo período, contabilizou 1,359 km², de acordo com os registros feitos pelo sistema DETER (Detecção do Desmatamento em Tempo Real).
De acordo com Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, a fiscalização do desmatamento e o bom resultado são frutos do empenho do Plano Nacional de Combate ao Desmatamento, juntamente com os ministérios e o Conselho Nacional da Amazônia Legal. “Temos trabalhado com a Força Nacional e a Polícia Federal, que nos oferecem todo o apoio para combater o crime organizado”, disse.
Em abril, o presidente Jair Bolsonaro, determinou em seu discurso na Cúpula do Clima, que o Governo Federal dobrasse o orçamento para fiscalização do desmatamento. De acordo com o ministro, anteriormente, 228 milhões de reais eram investidos em inovações e tecnologias. Atualmente são investidos 498 milhões de reais.
O ministro ainda acrescentou que o aprimoramento do sistema de monitoramento das áreas desmatadas ilegalmente é outro ponto de integração e atuação. “Por meio do trabalho feito em parceria entre INPE (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), Censipam (Ministério da Defesa), Cenima (Ministério do Meio Ambiente) e Brasil Mais (Ministério da Justiça), aprimoramos um sistema de seis dias de recorrência com 54 metros de resolução para um dia de recorrência com um metro de resolução. Ou seja, conseguimos atuar em flagrante no local”, afirmou.

-
Bancos15 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF12 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia7 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas4 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação