Economia
Bradesco (BBDC4): crise hídrica pode pressionar inflação
“Mercado não precificou ruídos político-eleitorais”, afirma executivo do banco
O agravamento da crise hídrica do país poderá contribuir para a escalada da inflação, aponta o economista-chefe e diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômico do Bradesco, Fernando Honorato Barbosa, para quem o mercado “ainda não precificou inteiramente os ruídos políticos e eleitorais, mas tem mantido o foco no comportamento dos preços, de um lado, e das contas públicas, por outro”.
Situação incômoda – Na sua a avaliação, “os preços de mercado, bolsa, câmbio e curva de juros podem redundar em novos repiques inflacionários”. Ao definir como incômoda a situação inflacionária atual – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) projetado para o ano marca hoje 8,99% – Barbosa condiciona a previsão de inflação, de 7,8% (2021) e de 3,3% (2022) a fatores diversos, como alta dos alimentos, por sua vez, ‘puxados’ pelas commodities, além de estímulos fiscais, auxílio emergencial, taxa de câmbio e a própria crise hídrica.
Período crítico – Em que pese a estiagem prolongada, o diretor do Bradesco entende que as chances de ocorrer racionamento de energia nos próximos meses ainda são consideradas ‘baixas’, caso se concretize um cenário de chuvas em volume correspondente a 60% da média histórica, em que o nível dos reservatórios esteja próximo de 11%, no período mais crítico. Caso a crise energética se agrave, o executivo admite que o PIB poderá crescer pouco e a inflação, muito.
2022 em risco – Também conspiram contra o crescimento econômico em 2022, prossegue Barbosa, fatores como o impasse sobre o pagamento dos precatórios (e seu bilionário impacto fiscal); perdas de arrecadação decorrentes da reforma tributária e o Auxílio Brasil (ex-Bolsa Família), entre outros. Na hipótese de se confirmarem todos esses fatores negativos, Barbosa estima que a dívida pública poderia passar dos atuais 85% para 90% do PIB, inflando para dois dígitos a taxa básica de juros (Selic).
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes