Economia
Argentina tenta acordo com FMI para pagar US$ 44 bi de financiamento anterior
País tem como único propósito pagar os 44 bilhões de dólares que ainda são devidos ao FMI por programa anterior.
A Argentina está tentando fechar um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) somente para pagar cerca de 44 bilhões de dólares que ainda deve ao fundo, anunciou o diretor executivo do FMI para o Cone Sul. O último programa foi negociado durante o ex-presidente Mauricio Macri.
Na ocasião, Macri contratou crédito no valor de 57 bilhões de dólares como parte de uma medida fracassada que visava deter o colapso do peso argentino e evitar um novo calote da dívida em 2018.
Alberto Fernández, que assumiu a presidência dezembro do ano passado, cancelou o programa, mas o país já havia recebido 44 bilhões de dólares até então.
“A intenção da Argentina é buscar financiamento do FMI com o único propósito de pagar integralmente os 44 bilhões de dólares que ainda são devidos ao Fundo”, afirmou o diretor executivo do FMI para o Cone Sul e representante argentino na entidade, Sergio Chodos.
Argentina pretende fechar ainda essa semana um acordo de reestruturação de cerca de 65 bilhões de dólares em dívida soberana em poder de credores externos.
O país não deve buscar redução de dívida pelo FMI, já credores privados concordaram em receber menos do que o prometido quando compraram títulos argentinos, que diz não poder honrar esses compromissos integralmente seu sérios prejuízos à sua economia já em colapso.
Em nota divulgada na quarta-feira, o Ministério da Economia afirmou que o atual presidente mencionou em conversa com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, “que o futuro programa entre Argentina e FMI respeita os objetivos de recuperação econômica e resolve os problemas sociais mais urgentes”.

-
Tecnologia19 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo1 dia atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia1 dia atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”