Economia
Argentina tenta acordo com FMI para pagar US$ 44 bi de financiamento anterior
País tem como único propósito pagar os 44 bilhões de dólares que ainda são devidos ao FMI por programa anterior.
A Argentina está tentando fechar um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) somente para pagar cerca de 44 bilhões de dólares que ainda deve ao fundo, anunciou o diretor executivo do FMI para o Cone Sul. O último programa foi negociado durante o ex-presidente Mauricio Macri.
Na ocasião, Macri contratou crédito no valor de 57 bilhões de dólares como parte de uma medida fracassada que visava deter o colapso do peso argentino e evitar um novo calote da dívida em 2018.
Alberto Fernández, que assumiu a presidência dezembro do ano passado, cancelou o programa, mas o país já havia recebido 44 bilhões de dólares até então.
“A intenção da Argentina é buscar financiamento do FMI com o único propósito de pagar integralmente os 44 bilhões de dólares que ainda são devidos ao Fundo”, afirmou o diretor executivo do FMI para o Cone Sul e representante argentino na entidade, Sergio Chodos.
Argentina pretende fechar ainda essa semana um acordo de reestruturação de cerca de 65 bilhões de dólares em dívida soberana em poder de credores externos.
O país não deve buscar redução de dívida pelo FMI, já credores privados concordaram em receber menos do que o prometido quando compraram títulos argentinos, que diz não poder honrar esses compromissos integralmente seu sérios prejuízos à sua economia já em colapso.
Em nota divulgada na quarta-feira, o Ministério da Economia afirmou que o atual presidente mencionou em conversa com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, “que o futuro programa entre Argentina e FMI respeita os objetivos de recuperação econômica e resolve os problemas sociais mais urgentes”.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia11 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia14 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança