Conecte-se conosco

Agronegócio

CitrusBR prevê queda de 46% em estoque de suco de laranja

Apesar da queda de produção, a demanda internacional por suco de laranja deva se manter estável, ao redor de 1 milhão de toneladas

Publicado

em

A projeção dos estoques brasileiros de suco de laranja devem sofrer queda de 46% devido aos problemas climáticos que afetaram a produção da fruta. Até o dia 30 de junho, o volume produzido de suco congelado e concentrado ficou entre 170 mil e 190 mil toneladas, segundo informou a CitrusBR.

De acordo com a Fundecitrus, o ciclo 2021/22 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro foi estimada neste mês de agosto em 267,87 milhões de caixas de 40,8 kg, o que representa um volume 9% menor em relação à perspectiva anterior, divulgada em maio. A associação projeta um processamento de 227,87 milhões de caixas na safra atual. Além disso, considerando o rendimento médio estimado de 263,2 caixas por tonelada, a previsão total de produção de suco de laranja no cinturão é de, aproximadamente, 865,8 mil toneladas.

A projeção atual segue uma tendência de queda. Na safra 2020/21, o volume já havia registrado uma queda de 33%, conforme dados da associação de exportadores da bebida. Segundo o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, as condições foram influenciadas pelas seca e geadas. “A confirmação dessa estimativa irá depender das condições da demanda internacional pelo produto e também das condições do clima que teremos pela frente”, afirmou.

Apesar da queda de produção, a demanda internacional por suco de laranja deva se manter estável, ao redor de 1 milhão de toneladas. “Houve uma perda do mercado de food service. Ainda assim, os dados do varejo americano, publicados pela Nilsen, ainda estão acima do período pré-pandemia”, acrescenta.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS