Commodities
Fim da cota de etanol sai da pauta de reunião da Camex, dizem fontes
A discussão em torno do fim de uma cota sem tarifa para importação de etanol pelo Brasil saiu de uma pauta de reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex) prevista para esta quinta-feira, segundo fontes do governo.
A cota expira ao final deste mês e se não for renovada, como quer o setor produtivo do Brasil, importações do produto de fora do Mercosul passariam a pagar a tarifa de 20%.
Uma reunião extraordinária, no entanto, ainda pode ser convocada para debater o tema, a depender da justificativa dada para a solicitação de urgência, ressaltou a fonte.
Na questão da tarifa de etanol, o governo brasileiro vive um dilema entre desagradar um poderoso lobby agrícola ou irritar um aliado importante, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que em ano de eleição vem sendo pressionado por produtores norte-americanos a demandar o fim da tarifa para importações do combustível pelo Brasil.
Os brasileiros permitem, atualmente, importações de 750 milhões de litros por ano sem taxa.
Uma decisão da Camex (câmara integrada por vários ministérios) que desagrade os EUA pode resultar em uma retaliação, com a imposição de uma tarifa para o etanol brasileiro exportado aos norte-americanos.
“Isso (etanol na pauta da Camex) está bem volátil”, afirmou uma das fontes, que comentou que, por ora, o tema está fora da agenda.
O interlocutor disse que o assunto pode tomar três caminhos: livre comércio de etanol por livre comércio em açúcar; manutenção do regime de cotas, com uma calibragem na quantidade e distribuição ao longo do ano; e fim do regime de cotas com uma calibragem na tarifa.
A fonte, que falou na condição de anonimato devido à sensibilidade do tema, disse ainda que a opção mais realista é a segunda, com a manutenção do regime de cotas.
“Eu acho que o melhor seria um meio termo, mas isso ainda não está na mesa. Ainda estamos com posições extremadas”, afirmou.
Procurado, Ministério da Economia não comentou o assunto.
Já o Ministério da Agricultura afirmou que o assunto ainda está em negociação, e preferiu não se manifestar.
O resultado da reunião da Camex não é divulgado na data do encontro e, de acordo com o artigo 16 da Resolução Gecex nº 1 de 2020, “é vedada a divulgação antecipada de informações sobre deliberações ou resoluções que ainda estejam em fase preparatória ou de finalização”.

-
Tecnologia2 dias atrás
Diga adeus ao WhatsApp se você tem um destes celulares antigos
-
Tecnologia2 dias atrás
Quais as marcas de eletrônicos favoritas dos brasileiros? Veja o top 10
-
Mundo23 horas atrás
Quem tem direito à cidadania portuguesa e como dar entrada no processo?
-
Agronegócio2 dias atrás
Tudo o que você precisa saber para cultivar mamão em casa
-
Bancos2 dias atrás
Celular: 4 configurações para ativar AGORA e se proteger contra invasões
-
Tecnologia16 horas atrás
Bateria acabando rápido? Veja o que mudar no WhatsApp
-
Investimentos2 dias atrás
Planejamento financeiro: descubra quanto investir para ter sua renda atual na aposentadoria
-
Economia1 dia atrás
Você sabia que a Finlândia tem licença parental de 14 meses? Veja como funciona