Conecte-se conosco

Economia

Quais as chances de os aposentados receberem o 14º salário do INSS em 2021?

Proposta do benefício foi apresentada no Senado pelo senador Paulo Paim. Saiba como anda o processo de aprovação da medida.

Publicado

em

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam com expectativa a liberação do 14º salário. O pagamento do dinheiro extra apresentado em forma de projeto de lei pode ajudar o grupo de segurados nas contas de final de ano.

No momento, não há previsão de aprovação da medida para quem faz parte da folha do INSS. A proposta que solicita o pagamento do abono natalino aos segurados já foi encaminhada ao Congresso Nacional no ano passado, tendo sido oficializada pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Um outro projeto original, de nº 4.367/2020, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), também propõe o 14º salário do INSS. O projeto tramita a passos lentos, tendo sido aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, no último dia 24 de setembro.

Por isso, é importante que os cidadãos tenham cuidado com informações falsas (fake news). Muitas afirmam que o projeto foi aprovado para 2021, o que não é verdade. Para acompanhar de perto a tramitação do projeto, basta acessar o site do Senado Federal.

O 14º salário do INSS foi pensado para funcionar como uma fonte de renda extra aos segurados da autarquia durante o estado de calamidade pública. Sem prorrogação do decreto pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), são poucas as chances de aprovação da proposta de Paim ou de Pompeo.

Um abono extra no valor de R$ 2 mil também é outra medida que conta com poucas chances de aprovação neste segundo semestre. Criada em junho de 2020 por meio de uma Sugestão Legislativa (SUG), a iniciativa recebeu mais de 26 mil votos a favor da sua implementação. Apesar disso, a ideia não avançou no Congresso, o que torna sua aplicação uma tarefa quase impossível neste ano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS