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Agronegócio

De acordo com a Embrapa, alimentos orgânicos produzidos no Brasil estão abaixo da média internacional

Um dos problemas do setor é a falta de informações e estatísticas sobre o tema, além da baixa produção em relação aos outros países

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Os alimentos orgânicos produzidos no Brasil estão abaixo da média internacional, segundo mostram os dados apresentados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Foram selecionados 14 países para a pesquisa, sendo eles Quênia, Tanzânia, Gana, Ruanda, China, Índia, Itália, Espanha, Dinamarca, Brasil, México, Chile, Estados Unidos e Austrália.

Os Estados Unidos movimentaram cerca de 44,7 milhões de euros em 2019, sendo o país que mais contribui para o cenário internacional. O Brasil teve um número 30% superior ao movimentado no ano anterior, totalizando R$ 5,8 bilhões em 2020. Já os países europeus, comercializaram 41,4 milhões de euros.

De acordo com Lucimar Santiago de Abreu, líder da pesquisa da Embrapa Meio Ambiente, “a agricultura orgânica se encontra em grande estágio de desenvolvimento, contando com 72,9 milhões de hectares de área cultivada, tendo alcançado em 2019 um mercado de 106,4 bilhões de euros, sendo os maiores níveis já registrados”.

No Brasil, um dos problemas do setor é a falta de informações e estatísticas sobre o tema, além da baixa produção em relação aos outros países. A área agricultável ocupada por plantação orgânica é de apenas 0,5%, sendo 1,7 milhão de terras destinadas à apicultura e extrativismo, dedicadas à produção de açaí, castanhas, palmito, plantas aromáticas e medicinais.

Além disso, de acordo com pesquisadores, a produção de açúcar orgânico é destaque no Brasil. Cerca de 60% do mercado é voltado para o exterior, exportando para 64 países.

Outro ramo em que o país se destaca é na área de colmeias orgânicas, sendo o maior produtor do item, com cerca de 900 mil unidades exportadas. Já na pecuária, em 2012, 13,8 mil cabeças e gado foram abatidas, além de 6,8 milhões de litros de leite, 720 mil dúzias de ovos e 550 mil cabeças de frango.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

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