Agronegócio
Chuvas favorecem produção de trigo no RS
Previsão da Emater é que a produção do cereal alcance 3,59 milhões de toneladas
As chuvas foram registradas durante toda semana no segundo maior produtor de trigo do país, o Rio Grande do Sul. E de acordo com a Emater, as precipitações favoreceram o desenvolvimento do cereal. Segundo empresa de assistência técnica, vinculada à Secretaria de Agricultura Estadual, as chuvas também contribuíram para o preparo do solo que, em breve, receberá soja.
Ainda conforme a Emater, 49% das lavouras de trigo estão em fase de enchimento de grãos, 37% em floração, 9% em maturação e 5% ainda em germinação. Para 2021, a projeção é que a produção de trigo atinja 3,59 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 70% no volume se comparado ao último ciclo registrado. Em junho, esse volume ficou em 2,89 milhões e a justificativa na baixa se deve aos problemas climáticos registrados.
Os produtores gaúchos também têm intensificado as atividades de preparo do solo para plantio de soja. De acordo com o zoneamento agrícola de risco climático (Zarc), o período favorável de semeadura vale a partir de 21 de setembro, em regiões como Ijuí e Santa Rosa. Conforme informou a Emater, os “produtores retiram os insumos para o plantio já comprados e demonstram preocupação com a alta substancial dos custos de produção, especialmente adubos, óleo diesel, sementes e agrotóxicos, cuja alta se aproxima de 60% em relação aos custos da safra passada”.
Também em Ijuí, houve avanço na semeadura do milho. “A germinação é excelente, e o desenvolvimento inicial é rápido. Lavouras apresentam ideal estande de plantas. Produtores dão prosseguimento aos manejos da cultura, realizando a primeira aplicação de adubação nitrogenada”, acrescenta a empresa.

-
MEI2 dias atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Finanças23 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Curiosidades2 dias atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas1 dia atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Tecnologia13 horas atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Finanças18 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas
-
Artigos2 horas atrás
3 dicas valiosas para criar um escritório produtivo e elegante em casa