Agronegócio
Projeto de lei regula compra e venda de créditos de carbono no país
O crédito de carbono é um documento responsável por atestar e reconhecer a redução de emissões responsáveis pelo aquecimento global
Nesta sexta-feira, 1º, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promoveu o Projeto de Lei 528/21, do deputado Marcelo Ramos (PL-AM). O projeto tem como intuito, regular a compra e venda de créditos de carbono no país instituindo o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE).
O crédito de carbono é um documento responsável por atestar e reconhecer a redução de emissões responsáveis pelo aquecimento global, conhecidos por gases de efeito estufa (GEE).
A deputada e presidente do colegiado, Carla Zambelli (PSL-SP), é quem inicia o debate. De acordo com Zambelli, “a criação de mercados regulados de créditos de carbono vem sendo adotada em diversos países, e o Brasil pode ser uma grande fonte de créditos para aquelas nações com necessidade de reduzir emissões ou de compensá-las por meio dessa nova forma de comércio verde”.
De acordo com o projeto, uma tonelada de gases de efeito estufa não lançados na atmosfera equivalerá a um crédito de carbono. Dessa forma, os créditos de carbono serão como um projeto de reflorestamento, atrelados a projetos de redução ou remoção de GEE da atmosfera.
Conforme as regras previstas nas propostas, a redução quantificada em toneladas de gases será convertida em títulos que serão negociados com o governo, empresas ou pessoas físicas que têm obrigatoriedade na redução de emissão de gases de efeito estufa.
Recomendado pelo Protocolo de Kyoto, a criação do MBRE está prevista na lei que instituiu a Política Nacional de Mudança do Clima, que prevê a redução de gases de efeito estufa no planeta.

-
Política10 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia17 horas atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Agronegócio2 dias atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Empresas2 dias atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Finanças1 dia atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Cotidiano2 dias atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Bancos2 dias atrás
BB confirma acordo de US$ 1 bi com Banco de Desenvolvimento da China