Economia
Em meio à crise, OMC fica sem liderança com saída de Azevêdo
Reforma das regras de comércio global é cada vez mais urgente, considerando as crescentes tensões internacionais e a volta do protecionismo durante uma desaceleração induzida pela Covid-19.
O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, deixa o cargo nesta segunda-feira, 31. A saída deixa o órgão de vigilância global, já comprometido, sem liderança em meio à sua maior crise ao longo de seus 25 anos de história.
Enquanto a influência da OMC vem se esgotando, as crescentes tensões internacionais e a volta do protecionismo durante uma desaceleração induzida pela Covid-19, mais obviamente entre a China e o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, tornam a reforma das regras de comércio global cada vez mais urgente.
“Este é de fato um novo — embora infelizmente não surpreendente — ponto baixo para a OMC”, afirmou Rohinton Medhora, presidente do Centro para Inovação em Governança Internacional. “A organização está sem direção há algum tempo, vários anos na verdade, e agora estará funcionalmente sem liderança.”
Em particular, o tribunal de apelações da OMC, que administra conflitos comerciais internacionais, foi paralisado após um bloqueio de Washington à nomeação de novos juízes.
Azevêdo está se preparando para ocupar um novo cargo na PepsiCo. Oito candidatos disputam sua vaga na OMC.
Uma situação semelhante ocorreu em 1999, quando um vácuo de liderança de quatro meses na OMC foi amplamente visto como prejudicial. Na ocasião, um regimento previa que os 164 membros da Organização deveriam escolher um substituto temporário entre quatro atuais vices, a fim de evitar uma repetição do ocorrido. Entretanto, a insistência de Washington em seu candidato impediu um acordo, deixando novamente um vácuo que durará meses.

-
Tecnologia13 horas atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não entre em pânico se encontrar uma cobra no seu jardim; saiba como agir
-
Saúde13 horas atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Empresas2 dias atrás
Justiça decreta falência de editora famosa no Brasil
-
Economia2 dias atrás
ANP anuncia áreas do 5º Ciclo de Oferta Permanente de Concessão
-
Tecnologia1 dia atrás
Nova tecnologia da Google pode dar fim à Starlink
-
Tecnologia1 dia atrás
Se você usa PayPal, cuidado: esse novo golpe está se espalhando rápido
-
Mundo1 dia atrás
No Japão, empresas estão lucrando com pedidos de demissão