Conecte-se conosco

Automobilística

Modelos europeus ainda resistem ao avanço do SUV no mercado

Os utilitários-esportivos (SUVs) representam a principal tendência dos próximos anos. Apesar de dominarem o mercado, devem crescer ainda mais.

Publicado

em

Os SUVs, ou utilitários-esportivos, tem dominando o mercado de automóveis novos no mundo. A tendência por carros maiores e mais robustos parece ter agradado amplamente os consumidores. Quase todos os lançamentos se enquadram em alguma categoria de SUV. Porém, ainda existem modelos que mostram outras opções de formatos.

Leia mais: Fiat Pulse promete ser o SUV mais potente do Brasil em seu segmento

Mais do que SUV

A BMW é uma montadora que tem bons exemplos que se diferenciam dos amados SUVs. Ela mostrou que os veículos monovolumes continuam tendo espaço. A marca confirmou o investimento para a nova geração do Série 2 Active na Europa.

O novo modelo da BMW tem como concorrente direto o Mercedes-Benz Classe B. Este também foi renovado recentemente. Porém, apesar de não ser um SUV, o novo BMW Série 2 vem com mais esportividade. O motor supera os 325 cv de potência em sua versão topo de linha.

Da mesma forma, a Volkswagen já começou a produção do Golf R Estate. A perua da marca alemã atinge os 320 cv de potência e vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

SUV vs Hatch

O mercado europeu é um dos que continua resistindo muito bem ao avanço dos SUVs. Porém, vale destacar que os carros que se destacam em outros formatos não são hatchs. Com relação a estes, os SUVs ganharam em popularidade aqui no Brasil.

Só no primeiro semestre de 2021, foram vendidos quase 370 mil SUVs. O número representa 31,7% do total de carros comercializados no mesmo período. Os compactos (hatchs) abocanham cerca de 30,5% do mesmo total.

As vantagens do modelo utilitário-esportivo é a capacidade de suportar o trânsito brasileiro. São veículos mais altos e com mais versatilidade para enfrentar buracos e sistema viário complexo, por exemplo. Além disso, oferece mais conforto e espaço interno maior.

Crescimento

Embora sejam mais caros, os SUVs permanecem em constante alta há quase 20 anos. Os brasileiros têm demonstrado preferência grande pelo modelo de carros mais robustos. Além de maiores, geralmente carregam uma pegada mais esportiva que parece agradar bastante.

Segundo especialistas, os SUVS devem crescer 12% nos quatro próximos anos. Isso quer dizer que o modelo deve chegar a dominar 46,3% do mercado em 2025.  Os dados são da consultoria KPMG com base na LMC Automotive.

As montadoras e revendedoras brasileiras devem investir pesado nesse nicho de carros. Os hatchs continuam na segunda posição brasileira, mas aos poucos vêm perdendo espaços para os grandalhões.

Dessa forma, o consumidor acaba fazendo uma força a mais no orçamento. Assim, ele prefere pagar por conforto e espaço, já que a diferença já não soa mais tão vantajosa.

Fora isso, por se tornar um segmento popular, os SUVs se tornaram mais rentáveis na revenda. Sendo este um fator bastante importante para o consumidor brasileiro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS