Conecte-se conosco

Agronegócio

Produção de açúcar do Centro-Sul registra queda de 20%

Levantamento foi realizado pela Unica e se refere à segunda quinzena de setembro

Publicado

em

A região Centro-Sul do Brasil segue sofrendo os impactos causados pelas alterações climáticas deste ano. Segundo informou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), a produção de açúcar local recuou 19,09% na segunda quinzena de setembro em comparação com o mesmo período do ano passado. A produção chegou a cerca de 2,32 milhões de toneladas.

A moagem de cana da principal região produtora do país também caiu. A diminuição registrada chegou a 11,38% na mesma comparação, o que representa cerca de 35,78 milhões de toneladas. Da mesma forma, a produção total de etanol (hidratado e anidro) também teve baixa de 8,74% e chegou a 1,98 bilhão de litros produzidos.

De acordo com o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, os problemas climáticos, como seca e geadas, afetaram os canaviais e ‘obrigaram’ a safra a encerrar mais cedo. Além disso, setor também destinou 43,71% da matéria-prima para a produção de cana no período. No ano passado, o valor destinado era de 46,21%. “Da redução total na produção de açúcar, de 2,87 milhões de toneladas em comparação com o mesmo período da safra anterior, 668 mil toneladas se deve à mudança no mix de produção de empresas que destinaram uma parcela maior da matéria-prima processada para o etanol”, informou em nota.

Ainda segundo a Unica, até o momento, 36 empresas já terminaram a produção no ciclo 2021/22. E outras 52 unidades devem encerrar a produção até a primeira quinzena de outubro.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS