Conecte-se conosco

Agronegócio

De acordo com Cecafé, exportação de café verde do Brasil cai 30% em setembro

Negociações atingiram 8,817 milhões de sacas nos primeiros três meses da safra 2021/22

Publicado

em

Nesta semana, o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) afirmou que a continuidade de entraves logísticos para o embarque resultou em um impacto negativo nas exportações de café verde do Brasil. Em setembro de 2021, as exportações atingiram 2,748 milhões de sacas de 60 kg, queda de 29,6% comparado ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com Nicolas Rueda, presidente do Cecafé, não há mudanças nas circunstâncias desfavoráveis que pressionaram as exportações nos últimos meses. As exportações do grão de café arábica alcançaram 2,422 milhões de sacas, queda de 24,9%, enquanto os embarques de café robusta caíram 51,8% para 326,04 mil sacas.

Além disso, Rueda disse em nota: “seguimos com intensa disputa por contêineres e espaço nos navios e ainda nos deparando com sucessivos cancelamentos de bookings, rolagens de cargas e frete extremamente custoso”.

“Sabidamente, temos uma safra menor em andamento, mas há café disponível da histórica colheita anterior, o que implica que o Brasil possui produto para concretizar seus negócios”, acrescentou.

Considerando os produtos industrializados em setembro deste ano, as exportações totais de café atingiram 3,1 milhões de sacas, gerando receita de US$ 518,2 milhões, desempenho que fez com que as vendas caíssem 26,5% e a receita tivesse um avanço de 0,5%

“A evolução no ingresso de divisas reflete as altas cotações da commodity no mercado internacional, tanto que o preço médio das remessas foi de 166,52 dólares por saca, 36,7% acima dos 121,79 dólares aferidos em setembro do ano passado.”

Com isso, as exportações de café do país nos primeiros três meses da safra 2021/22 atingiram 8,817 milhões de sacas, o que é 20,2% inferior ao valor do período de julho a setembro de 2020. No entanto, de acordo com Cecafé, em termos de receita, durante o intervalo, houve um crescimento de 3,3%, e os embarques renderam US$ 1,367 bilhão, o melhor desempenho das últimas cinco temporadas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS