Automobilística
Kia adota nova identidade visual e lança carro elétrico no mercado brasileiro
Fabricante pretende inovar com sete modelos elétricos até 2027. Confira os detalhes do crossover Stonic MHE que chegará ao Brasil.
O novo visual da Kia no Brasil segue a mesma linha dos produtos coreanos da empresa. Além disso, a montadora também projeta a eletrificação e diversos modelos em breve. Um dos primeiros será o crossover Stonic, que chegará em novembro com sistema MHEV. O novo visual e os novos objetivos da Kia demonstram alinhamento às tendências globais.
Leia mais: Chevrolet Onix volta a encarar dificuldades no mercado
Meta
Até 2027, a Kia deve lançar sete modelos 100% elétricos no mercado. Todos serão desenvolvidos exclusivamente para a proposta de energia sustentável. Ou seja, serão modelos que vão nascer já elétricos desde seu projeto.
Para o Brasil, a fabricante vai importar o Stonic de Gwangmyeong, na Coreia do Sul. Ele já faz parte do grupo de carros elétricos, separados pela sigla MHEV.
Detalhes
O Kia Stonic é um SUV com 4,10 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,52 m de altura e 2,58 m de entre eixos. O bagageiro é um tanto quanto modesto, mas tem capacidade para 352 litros. O compacto deixou a Coreia em 2020, já que seu visual europeu não parece ter agradado por lá. Apesar disso, o modelo continua na China e no Paquistão.
Sob o capô, o Stonic vem com motor 1.0 TGDI que desempenha 120 cv de potência. Ele conta com o sistema elétrico de 48V, MHEV. Apesar disso, o carro se enquadra na categoria de híbridos. Sua autonomia é correspondente a 13,3 km/l, de acordo com o Inmetro. As versões testadas foram: EX, LX, SX e GT. Dessa forma, o carro deve contar com essas quatro versões para o mercado brasileiro.
A transmissão do Kia Stonic conta com sete velocidades e é de dupla embreagem. Uma das características positivas do veículo é também sua força. O torque, na versão brasileira, será de 20,4 kgfm, mesmo com utilizando a transmissão manual de seis marchas. Ou seja, o torque é maior do que os 17,5 kgfm do Hyundai HB20 e do Hyundai Creta, por exemplo.

-
Mundo1 dia atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Tecnologia15 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio11 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor