Economia
Alemanha acredita em recuperação da economia em 2020 mais rápida do que o previsto
Inicialmente prevista para 6,3%, a contração foi revisada para baixo, e deve ser de 5,8% em 2020. Mesmo com sinais de recuperação, não será possível atingir os índices pré-pandemia antes de 2022.
A Alemanha acredita que a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 deve ser menos severa em 2020 do que o inicialmente previsto. Entretanto, a lenta demanda externa provavelmente enfraquecerá a recuperação da maior economia da Europa no próximo ano.
O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, apresentando as previsões atualizadas do governo nesta terça-feira, 1º de setembro. Segundo ele, a forte resposta do governo durante a crise foi de extrema importância para ajudar no processo de recuperação, que vem sendo mais rápido do que o esperado.
Altmaier disse a repórteres que a recessão no primeiro semestre do ano acabou sendo menos severa do que o país temia, e que o pior já passou para a economia alemã. “No geral, podemos dizer que, pelo menos por agora estamos lidando com um progresso em forma de V”, disse.
O ministro acrescentou que não espera que as autoridades imponham outra rodada de medidas de bloqueio como em março e abril, durante o ápice da pandemia. Segundo Altmaier, Berlim revisou para cima sua previsão de 2020 para um declínio econômico de 5,8%, ante estimativa prevista inicialmente, que era de contração de 6,3%.
Mesmo com indícios melhores que o esperado, essa ainda seria a maior crise econômica no país desde a Segunda Guerra Mundial. A contração prevista para 2020 supera a da crise financeira global de 2009, em que a economia alemã recuou 5,7%.
Para o próximo ano, o governo revisou para baixo sua projeção de crescimento para 4,4%, ante a estimativa anterior de salto de 5,2%. De acordo com Altmaier, isso significa que a economia não conseguirá alcançar os índices pré-pandemia antes do início de 2022.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Bancos13 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Imposto de Renda - IRPF9 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Bancos22 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?