Agronegócio
Mapa propõe alterações para melhorias na qualidade do presunto
O documento propõe melhorar o limite máximo de colágeno no produto final, visando manter a qualidade da matéria-prima da carne utilizada e manter as características do produto
Nesta semana, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Portaria nº 430, a proposta que discute sobre os Requisitos Técnicos de Identidade e Qualidade (RTIQ) do presunto cozido, presunto cozido superior, presunto cozido tenro e presunto cozido de aves, onde obedece à consulta pública, pelo prazo de 60 dias e revoga os anexos VI e VII da Instrução Normativa nº 20/2000.
De acordo com Ana Lúcia Viana, diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, “o RTIQ do presunto vigente foi publicado em 2000, sendo que nos últimos 21 anos ocorreram mudanças tecnológicas no setor quanto a fabricação dos produtos sendo necessária a atualização da legislação”.
O documento propõe melhorar o limite máximo de colágeno no produto final, visando manter a qualidade da matéria-prima da carne utilizada e manter as características do produto. Além disso, também planeja proibir explicitamente a moagem de matérias-primas para padronizar a compreensão e manter a identidade dos produtos tradicionais, e para atualizar o requisito mínimo de proteína do presunto cozido de 14% para 16%.
Obtidos através de cortes íntegros de pernil suínos podemos citar os presuntos cozidos, cozido superior e cozido tenro. Já dos cortes obtidos pelo corte de carnes do membro posterior de aves desossadas, sendo moídas ou não, podemos citar o presunto cozido de aves.
As alterações propostas se aplicam a presuntos cozidos produzidos nas empresas da SIF e visam manter a identidade do produto, garantindo a segurança e a inocuidade, e padronizando o entendimento e atendendo às necessidades do departamento de produção.
As sugestões aplicadas deverão ser enviadas por meio do Sistema de Monitoramento de Atos Normativos (Sisman), da Secretaria de Defesa Agropecuária.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia7 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo1 dia atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política10 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira