Automobilística
Gasolina nas alturas: Vale a pena converter o carro para kit gás?
Confira algumas dicas para saber se compensa ou não adaptar o automóvel para consumir GNV. Gás tem sido alternativa à gasolina cara.
O número de conversões de veículos para adicionar kit de gás praticamente dobrou recentemente, em 2021. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A pergunta que fica é: será que vale a pena?
As conversões aumentaram consideravelmente após o aumento vertiginoso dos combustíveis comuns. A gasolina chegou a custas R$ 7,21 em alguns postos pelo Brasil. O etanol, por sua vez, atingiu o preço de R$ 6,99. Por isso, utilizar o Gás Natural Veicular (GNV) se tornou uma das opções para economizar.
Vale a pena converter o carro para kit gás?
Ao realizar a adaptação do veículo para o sistema GNV é importante atentar-se para alguns pontos. Um deles é a taxa de compressão do motor do seu carro antes de fazer a conversão.
Outro ponto a ser levado em consideração diz respeito aos veículos movidos à gasolina. Apesar da economia, o desempenho desses carros quando adaptados não costuma ser dos melhores. O problema está na baixa taxa de conversão. Veículos flex ou movidos a etanol apresentam uma melhor adaptação ao sistema.
A taxa mínima de compressão para obter bom desempenho é de 13:1. Alguns automóveis podem demonstrar taxas de 8:1 e 10:1, que são insuficientes.
É preciso, portanto, analisar qual é a melhor saída e entender se o kit gás vai resolver seus problemas.
Economia
Embora algumas situações não sejam animadoras, a economia costuma ser compensatória. A Comgás afirma que a economia pode atingir 50% na comparação com etanol e gasolina.
Claro que essa economia varia de acordo com os preços do GNV e dos combustíveis. Porém, no geral, a conversão costuma ser uma boa saída para economizar.
Do mais, é importante se atentar para algumas normas previstas em lei. Por exemplo, os proprietários de carros com kit gás devem fazer vistoria anual. Para isso, é preciso encontrar uma oficina autorizada pelo Inmetro e pela Senatran.
Aliás, recentemente o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) passou a se chamar Senatran. Isso porque o órgão se tornou uma secretaria para obter maior grau de autonomia.
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