Economia
Quem não está no Bolsa Família pode receber Auxílio Brasil?
Bolsa Família vai deixar de existir, dando espaço para o Auxílio Brasil. Dessa forma, quem recebe o benefício emergencial ou o Bolsa Família vive momentos de preocupação e incertezas.
O Auxílio Brasil ainda é palco de incertezas. Para críticos do atual governo, o programa não passa de eleitoreiro, colocando fim ao Bolsa Família. Ou seja, com foco nas eleições presidenciais do ano que vem, numa possível tentativa de reeleição de Jair Bolsonaro.
Leia mais: Alta dos combustíveis pode levar a inflação a dois dígitos no fim de 2021
Porque, para a oposição, o fim do Auxílio Brasil em dezembro de 2022 – dois meses depois das eleições – é uma prova clara disso. Ou seja, o programa tem data para começar e terminar, de uma forma que deixa insegurança para as famílias de baixa renda, que são as que mais precisam.
Fato é que, muito em breve, o Bolsa Família vai deixar de existir, dando espaço para o Auxílio Brasil. Dessa forma, quem recebe o benefício emergencial ou o Bolsa Família vive momentos de preocupação e incertezas.
Auxílio Brasil x Bolsa Família
A princípio, o Auxílio Brasil contempla as famílias que já fazem parte do Bolsa Família. Por vezes, quem recebe o benefício tem que continuar atendendo aos critérios do programa.
Mas, e os outros 22 milhões de brasileiros que recebem o Auxílio Emergencial? Como ficam? Esse é o maior questionamento de quem, a partir de 1º de novembro, não sabe com o que contar.
Da mesma forma, as 35 milhões de pessoas que hoje recebem o Auxílio Emergencial não estão necessariamente incluídas no novo programa.
Por outro lado, o que se tem de concreto – segundo o Ministério da Cidadania – é que mais de três milhões de pessoas vão integrar ao auxílio. O que todos aguardam é a confirmação da inclusão ainda em novembro, ou só em janeiro do ano que vem.
Quanto aos valores do Auxílio Brasil, para o ano que vem o governo federal espera pagar R$ 400. Mas, a princípio, o valor das primeiras parcelas deve ficar bem abaixo desse valor.
Da mesma forma, nos últimos dois meses de 2021 o governo trabalha com o chamado auxílio transitório. É um pagamento que deve ser feito nas primeiras parcelas do Auxílio Brasil, até que o benefício seja de vez estabelecido.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia21 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos5 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Finanças24 horas atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver