Conecte-se conosco

Agronegócio

Floresta + Agro: Meio Ambiente lança programa de incentivo à preservação

Prestadores de serviços ambientais podem receber remuneração por conservar áreas vegetais

Publicado

em

O Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, lançou o programa Floresta + Agro. A intenção é fomentar o mercado de pagamento por serviços ambientais e reconhecer os serviços prestados por produtores rurais em áreas de preservação permanente e legal.

Para o diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Barcelos, o programa auxilia na conservação da vegetação nativa e da biodiversidade. “O Floresta + Agro atende uma demanda antiga dos agricultores brasileiros que é valorizar os produtores rurais que têm nas suas propriedades áreas protegidas”, afirma.

Segundo a Embrapa, cerca de 282 milhões de hectares de áreas estão dedicadas à preservação da vegetação nativa pelos produtores rurais brasileiros. Esse volume representa o equivalente a 33,2% do território nacional. Para o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a manutenção desse território é desafiador. “O incentivo para a manutenção das áreas pode ser uma saída”, defende.

O Floresta + Agro é uma modalidade do Programa Floresta +, instituído em 2020 para remunerar quem protege a floresta nativa. Este pagamento consiste na remuneração feita por pessoas ou organizações, públicas ou privadas, de âmbito nacional ou internacional, aos prestadores de serviços ambientais.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS