Conecte-se conosco

Agronegócio

Exportação de carne bovina brasileira cai pela metade em outubro

Embargo chinês dificultou setor e negociações despencaram de 162,68 mil toneladas para 82,18 mil toneladas

Publicado

em

Minerva Foods informa que subsidiária Athena Foods continua atendendo a China

A suspensão das importações de carne bovina à China continua afetando o setor brasileiro. Com a manutenção do embargo, que já dura quase 60 dias, as negociações despencaram de 162,68 mil toneladas em outubro do ano passado para 82,18 mil toneladas para outubro deste ano, segundo informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Em setembro, o Brasil havia batido recorde mensal de exportações da proteína. Na época, produtores acreditaram que a suspensão seria curta, valendo-se apenas do prazo necessário para a solução do problema sanitário. Ainda no referido mês, exportadores enviaram cargas ao país asiático, que bloqueou a entrada dos produtos. Os carregamentos seguem parados nos portos da China, aguardando autorização para entrada até o momento.

Vaca louca

O Ministério da Agricultura anunciou o embargo após a confirmação de dois casos atípicos da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença conhecida como “vaca louca”. A China suspendeu as importações em cumprimento a um protocolo sanitário.

Mas ainda em setembro, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) concluiu que os casos eram atípicos e que não representavam risco para o rebanho brasileiro. Mesmo assim, os chineses mantiveram a suspensão e assim seguem, até hoje.

Para especialistas, a medida foi atribuída à razões políticas e também como uma estratégia da China para baixar os preços do produto brasileiro, que vinha registrando constantes altas. Desde o embargo, a arroba bovina já acumula redução de 13,48%, conforme o Indicador do Boi Gordo Cepea/B3.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS