Tecnologia
5G: tecnologia promete revolução na indústria e na sociedade em breve
Leilão para instalação do 5G no Brasil começou nesta quinta-feira (4). Serviço permitirá inclusão de 100% das escolas na internet e muito mais.
Começou nesta quinta-feira (4) o leilão das frequências que serão usadas para a propagação do 5G. Considerado um grande marco tecnológico, o padrão viabiliza inovações dignas de ficção científica. Entre elas estão os carros autônomos, procedimentos médicos a distância e automação completa de linhas de produção. Também possibilita vigilância e monitoramento do tráfego urbano, entretenimento em altíssima qualidade e melhor conectividade.
Leia mais: Empresa abre vaga para quem quer ganhar até R$ 5,6 mil assistindo filmes
5G no Brasil
Segundo o Ministério das Comunicações, as inovações não são apenas melhorias de serviços para uma parcela da sociedade. De acordo com os termos do certame, o 5G será responsável pela ampliação da internet móvel de quarta geração (4G). Localidades que ainda não contam com essa tecnologia serão contempladas. Ou seja, a chegada do 5G dará mais acessibilidade à população geral.
“Podemos dizer sem medo de errar que a chegada do 5G vai levar o país para outro patamar de inclusão digital”. Foi o que destacou o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra. A fala foi proferida em entrevista para a Agência Brasil.
“Vamos cobrir todas as rodovias federais com pelo menos conectividade 4G, além de banda larga móvel para quase 10 mil localidades rurais, com a expansão do serviço para escolas e centros de saúde. Nossa meta para o ano que vem, e já temos condições, é de levar internet para 100% das escolas públicas do país”, acrescentou. As informações foram divulgadas e cedidas pela Agência Brasil.
Benefícios
Coimbra também afirmou que há uma tendência ao avanço tecnológico com a manutenção de preços. Ele garante que a adoção do padrão 5G não será elitizada. “Na prática, haverá uma melhora na dinâmica do custo-benefício. Em telecomunicações, há um fenômeno conhecido de avanço tecnológico sem necessariamente reajuste de preços”.
Segundo o Ministério das Comunicações, o 5G eliminará um dos grandes empecilhos na universalização do acesso digital: a infraestrutura. O leilão do 5G terá grande parte do dinheiro da concessão revertida para ações de avanço no setor.
Quando o 5G chegará?
Segundo a Anatel, o início da oferta de 5G está previsto, nas maiores capitais, para o meio de 2022.
Contudo, se houver condições técnicas e de implantação do serviço, o prazo poderá ser adiantado. Porém ainda não há previsão atual de quando os primeiros serviços poderão estar ativos.
Revolução do 5G
A tecnologia 5G está cada vez mais atual e promete mais velocidade e menor tempo de envio e recebimento de dados. Com a sua chegada, diversas tecnologias poderão ser criadas a fim de melhorar vários processos.
Vale destacar que o 5G atingirá em larga escala os celulares e dispositivos móveis. Porém máquinas industriais, laboratórios de pesquisa, GPS, aparelhos interativos, entre outros, também serão aprimorados. Dessa forma, o 5G é visto como um ponto de revolução tecnológica importante da história atual.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras