Conecte-se conosco

Agronegócio

MT registra queda na produtividade do algodão, que chega a 277 arrobas por hectare

Atraso na semeadura fora da janela de plantio influenciou cenário atual

Publicado

em

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou que a maioria dos fardos já foram pesados nas algodoeiras. E o resultado mostra que a safra 20/21 do algodão no estado registrou menor rendimento. A produtividade chegou a 277,68 arrobas por hectare de algodão em caroço, o que representa uma queda de 9,46% na comparação com a safra passada e de 0,49% na comparação com o último relatório divulgado pelo Imea.

As regiões do Médio-Norte e o Sudeste apresentaram produtividade abaixo dos 269 arrobas por hectare. Para os especialistas, a diminuição no volume se deve ao atraso na semeadura do algodão, que fez com que mais de 60% das áreas fossem plantadas fora da janela. A escassez de chuvas durante o desenvolvimento das lavouras também fizeram com que os talhões tivessem que ser feitos de forma mais tardia.

Diante disso, a estimativa é que a produção da safra chegue aos 4 milhões de toneladas de algodão em caroço e de 1,65 milhão de toneladas de pluma de algodão. Os volumes representam uma diminuição de 23,83% na comparação com a última safra.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS